GNOME 40 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Essa versão contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 24511 alterações, feitas por aproximadamente 822 colaboradores.
Este lançamento é dedicado à equipe por trás do GNOME Asia Summit 2020. O GNOME Asia é a maior conferência anual do GNOME na parte Ásia/Pacífico do mundo, e só é possível graças ao trabalho árduo de muitos voluntários. O evento deste ano foi forçado a ser realizado online devido à pandemia COVID-19. Estamos muito ansiosos para conhecer nossos amigos de todo o mundo novamente pessoalmente em um futuro próximo.
O GNOME 40 inclui um novo e melhorado design do panorama de atividades. Isso dá ao panorama um ótimo novo visual, e proporciona uma experiência melhorada para navegar no sistema e lançar aplicativos.
O novo design estabelece as diferentes partes do sistema em duas direções. Os espaços de trabalho são organizados horizontalmente, e o panorama e a grade do aplicativo são acessados verticalmente. Cada direção tem atalhos de teclado, gestos com touchpad e ações do mouse:
Atalhos de teclado usam Super+Alt+↑ /↓/←/→. (Pressionar Super continua a abrir o panorama, e os atalhos de teclado existentes continuarão a funcionar como antes.)
Os gestos com touchpad usam deslizamentos de três dedos para cima/baixo/esquerda/direita.
A rolagem do mouse alterna os espaços de trabalho no panorama e pode ser usada com Super na visualização normal do ambiente.
Juntos, eles fornecem uma maneira rápida, intuitiva e coerente de mover o sistema. Além disso, a grade de aplicativos agora pode ser facilmente personalizada, com recurso de arrastar e soltar aprimorado, tornando possível organizar os inicializadores de aplicativos de acordo com você.
O design do panorama atualizado traz uma coleção de outras melhorias, incluindo:
Uma experiência de inicialização mais útil: o panorama agora é mostrado após a inicialização, para lhe ajudar a começar.
O dash agora separa os aplicativos favoritos e não favoritos em execução. Isso deixa claro quais aplicativos foram favoritados e quais não foram.
As miniaturas das janelas foram aprimoradas e agora têm um ícone de aplicativo sobre cada uma, para ajudar na identificação.
Quando os espaços de trabalho são definidos para estar em todos os monitores, o alternador de espaço de trabalho agora é mostrado em todos os monitores, e não apenas no principal.
Mais informações sobre essas mudanças e o processo por trás delas podem ser encontradas no GNOME Shell and Mutter Development Blog.
O aplicativo Meteorologia foi completamente redesenhado. Agora mostra mais informações e está melhor do que nunca! O novo design apresenta duas visualizações principais: uma para a previsão horária para as próximas 48 horas e outra para a previsão diária, para os próximos 10 dias.
Também é mais compatível com dispositivos móveis, pois suporta redimensionamento para tamanhos mais estreitos.
As configurações do teclado receberam uma série de melhorias para esta versão:
As configurações da fonte de entrada foram movidas de Região & idioma para Teclado. Isso os torna mais fáceis de encontrar e agrupa todas as configurações do teclado em um só lugar.
Configurações adicionais também foram adicionadas, de modo que agora é possível configurar as teclas de composição e de caracteres alternativo (seletor de 3º nível).
Finalmente, as configurações de atalho do teclado foram atualizadas. Eles agora estão organizados em grupos separados para auxiliar a navegação e têm um design de pesquisa aprimorado.
O aplicativo Configurações também tem uma série de outras melhorias. As configurações de Wi-Fi agora fixam as redes conhecidas no topo da lista e têm um layout geral melhor. Além disso, a página Sobre agora mostra o modelo de hardware do seu laptop, se estiver disponível.
O aplicativo Web tem um novo design de abas, que são mais fáceis de usar e mais potentes do que antes, permitindo que as abas sejam roladas rapidamente e resolvendo várias deficiências com o design anterior.
Web agora também pode ser configurado para exibir sugestões de pesquisa do Google, se desejado.
O Programas teve uma série de melhorias para o GNOME 40. Os grandes banners de aplicativos têm uma aparência nova e aprimorada e agora circulam automaticamente. Os diálogos de histórico de novas versões exibem as mudanças recentes para cada aplicativo, a lógica de atualizações foi atualizada para reduzir a frequência de lembretes.
Seja Flatpak ou pacotes de distribuição, GNOME Programas agora informa de onde você está instalando seu software.
Algum trabalho aconteceu nos bastidores para melhorar a forma como o Programas apresenta informações sobre novos pacotes.
O aplicativo Arquivos se beneficiou de uma grande coleção de mudanças para o GNOME 40, incluindo:
Uma nova caixa de diálogo de preferências parece melhor e mais claro.
Os arquivos agora podem ser classificados por data de criação.
Uma visualização útil agora é mostrada ao definir o papel de parede do aplicativo Arquivos.
As estimativas de tempo para operações de arquivo em andamento foram aprimoradas, portanto, são mais precisas.
Os arquivos textos executáveis podem ser executados diretamente a partir do Arquivos com o item de menu de contexto Executar como programa.
Arquivos agora é mais útil para resolver conflitos ao copiar ou mover um arquivo, sugerindo um novo nome.
O recurso embutido de extração de arquivos de Arquivos agora suporta a extração de arquivos protegidos por senha.
A entrada de local oferece preenchimentos com Tab ao digitar um caminho.
GNOME 40 inclui muitas outras melhorias menores, incluindo:
Mapas tem novos pop-ups de informações para locais, mostrando informações da Wikipédia, bem como nomes de locais nativos. Ele também é mais adaptável, tornando possível usá-lo em uma variedade de tamanhos.
A interface para usar a tecla de composição foi aprimorada: as sequências de composição são mostradas à medida que são inseridas. As teclas mortas também são tratadas de maneira semelhante.
Muitos dos aplicativos do GNOME têm atualizações visuais para o GNOME 40, com cantos de janela arredondados e listas e alternadores de visualização de novo estilo. Os aplicativos afetados incluem Arquivos, Web, Discos, Fontes, Calendário, Fotos e Monitor do sistema.
A barra lateral do Visualizador de documentos exibe miniaturas emparelhadas quando a visualização principal está no modo lado a lado.
O estilo visual do GNOME ficou mais suave e polido. As bordas pontudas foram arredondadas, as bordas grossas foram suavizadas, o estilo da barra lateral foi unificado e atenuado. As barras de rolagem agora são ligeiramente maiores quando usadas como um controle.
GNOME 40 também tem muito a oferecer a desenvolvedores, e está traduzido para muitos idiomas.
Os softwares do GNOME são software livre: todo o nosso código está disponível para download e pode ser livremente modificado e redistribuído conforme as respectivas licenças. Para instalá-lo, recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 40 muito em breve, e algumas já têm versões de desenvolvimento que incluem a nova versão do GNOME.
O Projeto GNOME é uma comunidade internacional, apoiada por uma fundação sem fins lucrativos. Visamos a excelência da experiência do usuário, com internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto: se você quiser se juntar a nós, você pode.
Tem algum comentário? Esbarrou em um erro? Achou as instruções não muito claras? Envie um feedback sobre essa página.