Introdução ao GNOME 40

GNOME 40 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Essa versão contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 24511 alterações, feitas por aproximadamente 822 colaboradores.

Este lançamento é dedicado à equipe por trás do GNOME Asia Summit 2020. O GNOME Asia é a maior conferência anual do GNOME na parte Ásia/Pacífico do mundo, e só é possível graças ao trabalho árduo de muitos voluntários. O evento deste ano foi forçado a ser realizado online devido à pandemia COVID-19. Estamos muito ansiosos para conhecer nossos amigos de todo o mundo novamente pessoalmente em um futuro próximo.

Panorama de atividades atualizado

O GNOME 40 inclui um novo e melhorado design do panorama de atividades. Isso dá ao panorama um ótimo novo visual, e proporciona uma experiência melhorada para navegar no sistema e lançar aplicativos.

O novo design estabelece as diferentes partes do sistema em duas direções. Os espaços de trabalho são organizados horizontalmente, e o panorama e a grade do aplicativo são acessados verticalmente. Cada direção tem atalhos de teclado, gestos com touchpad e ações do mouse:

  • Atalhos de teclado usam Super+Alt+///. (Pressionar Super continua a abrir o panorama, e os atalhos de teclado existentes continuarão a funcionar como antes.)

  • Os gestos com touchpad usam deslizamentos de três dedos para cima/baixo/esquerda/direita.

  • A rolagem do mouse alterna os espaços de trabalho no panorama e pode ser usada com Super na visualização normal do ambiente.

Juntos, eles fornecem uma maneira rápida, intuitiva e coerente de mover o sistema. Além disso, a grade de aplicativos agora pode ser facilmente personalizada, com recurso de arrastar e soltar aprimorado, tornando possível organizar os inicializadores de aplicativos de acordo com você.

O design do panorama atualizado traz uma coleção de outras melhorias, incluindo:

  • Uma experiência de inicialização mais útil: o panorama agora é mostrado após a inicialização, para lhe ajudar a começar.

  • O dash agora separa os aplicativos favoritos e não favoritos em execução. Isso deixa claro quais aplicativos foram favoritados e quais não foram.

  • As miniaturas das janelas foram aprimoradas e agora têm um ícone de aplicativo sobre cada uma, para ajudar na identificação.

  • Quando os espaços de trabalho são definidos para estar em todos os monitores, o alternador de espaço de trabalho agora é mostrado em todos os monitores, e não apenas no principal.

Mais informações sobre essas mudanças e o processo por trás delas podem ser encontradas no GNOME Shell and Mutter Development Blog.

Meteorologia, redesenhado

O aplicativo Meteorologia foi completamente redesenhado. Agora mostra mais informações e está melhor do que nunca! O novo design apresenta duas visualizações principais: uma para a previsão horária para as próximas 48 horas e outra para a previsão diária, para os próximos 10 dias.

Também é mais compatível com dispositivos móveis, pois suporta redimensionamento para tamanhos mais estreitos.

Configurações melhoradas

As configurações do teclado receberam uma série de melhorias para esta versão:

  • As configurações da fonte de entrada foram movidas de Região & idioma para Teclado. Isso os torna mais fáceis de encontrar e agrupa todas as configurações do teclado em um só lugar.

  • Configurações adicionais também foram adicionadas, de modo que agora é possível configurar as teclas de composição e de caracteres alternativo (seletor de 3º nível).

  • Finalmente, as configurações de atalho do teclado foram atualizadas. Eles agora estão organizados em grupos separados para auxiliar a navegação e têm um design de pesquisa aprimorado.

O aplicativo Configurações também tem uma série de outras melhorias. As configurações de Wi-Fi agora fixam as redes conhecidas no topo da lista e têm um layout geral melhor. Além disso, a página Sobre agora mostra o modelo de hardware do seu laptop, se estiver disponível.

Navegue melhor

O aplicativo Web tem um novo design de abas, que são mais fáceis de usar e mais potentes do que antes, permitindo que as abas sejam roladas rapidamente e resolvendo várias deficiências com o design anterior.

Web agora também pode ser configurado para exibir sugestões de pesquisa do Google, se desejado.

Mudanças no Programas

O Programas teve uma série de melhorias para o GNOME 40. Os grandes banners de aplicativos têm uma aparência nova e aprimorada e agora circulam automaticamente. Os diálogos de histórico de novas versões exibem as mudanças recentes para cada aplicativo, a lógica de atualizações foi atualizada para reduzir a frequência de lembretes.

Seja Flatpak ou pacotes de distribuição, GNOME Programas agora informa de onde você está instalando seu software.

Algum trabalho aconteceu nos bastidores para melhorar a forma como o Programas apresenta informações sobre novos pacotes.

Melhorias no Arquivos

O aplicativo Arquivos se beneficiou de uma grande coleção de mudanças para o GNOME 40, incluindo:

  • Uma nova caixa de diálogo de preferências parece melhor e mais claro.

  • Os arquivos agora podem ser classificados por data de criação.

  • Uma visualização útil agora é mostrada ao definir o papel de parede do aplicativo Arquivos.

  • As estimativas de tempo para operações de arquivo em andamento foram aprimoradas, portanto, são mais precisas.

  • Os arquivos textos executáveis podem ser executados diretamente a partir do Arquivos com o item de menu de contexto Executar como programa.

  • Arquivos agora é mais útil para resolver conflitos ao copiar ou mover um arquivo, sugerindo um novo nome.

  • O recurso embutido de extração de arquivos de Arquivos agora suporta a extração de arquivos protegidos por senha.

  • A entrada de local oferece preenchimentos com Tab ao digitar um caminho.

E isso não é tudo

GNOME 40 inclui muitas outras melhorias menores, incluindo:

  • Mapas tem novos pop-ups de informações para locais, mostrando informações da Wikipédia, bem como nomes de locais nativos. Ele também é mais adaptável, tornando possível usá-lo em uma variedade de tamanhos.

  • A interface para usar a tecla de composição foi aprimorada: as sequências de composição são mostradas à medida que são inseridas. As teclas mortas também são tratadas de maneira semelhante.

  • Muitos dos aplicativos do GNOME têm atualizações visuais para o GNOME 40, com cantos de janela arredondados e listas e alternadores de visualização de novo estilo. Os aplicativos afetados incluem Arquivos, Web, Discos, Fontes, Calendário, Fotos e Monitor do sistema.

  • A barra lateral do Visualizador de documentos exibe miniaturas emparelhadas quando a visualização principal está no modo lado a lado.

  • O estilo visual do GNOME ficou mais suave e polido. As bordas pontudas foram arredondadas, as bordas grossas foram suavizadas, o estilo da barra lateral foi unificado e atenuado. As barras de rolagem agora são ligeiramente maiores quando usadas como um controle.

Obtendo o GNOME 40

Os softwares do GNOME são software livre: todo o nosso código está disponível para download e pode ser livremente modificado e redistribuído conforme as respectivas licenças. Para instalá-lo, recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 40 muito em breve, e algumas já têm versões de desenvolvimento que incluem a nova versão do GNOME.

Sobre o GNOME

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional, apoiada por uma fundação sem fins lucrativos. Visamos a excelência da experiência do usuário, com internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto: se você quiser se juntar a nós, você pode.