Apresentando o GNOME 3.8

A comunidade GNOME está orgulhosa em apresentar o GNOME 3.8. Este novo lançamento apresenta várias novas características, bem como uma série de pequenos aperfeiçoamentos.

A versão 3.8 é o resultado de 6 meses de trabalho do Projeto GNOME e contém 35936 contribuições de aproximadamente 960 pessoas. Nós acreditamos que esta é a melhor versão do GNOME até a data.

Aqui estão algumas das melhorias que podem ser encontradas no novo lançamento.

Execução de aplicativos

O GNOME 3.8 apresenta uma nova visão de execução de aplicativos. A aba Frequentes inclui seus aplicativos normalmente mais usados, o que significa que você não precisa perder tempo procurando por coisas que você usa com mais frequencia. A aba Todos mostra todos os seus aplicativos e também inclui pastas de aplicativos, as quais possuem vários grupos de aplicativos. Isto facilita a você navegar entre seus aplicativos.

Pesquisa

A pesquisa do Panorama de atividades foi remodelada com uma nova visão dos resultados de pesquisa, bem como novas configurações de pesquisa. Juntos, permitem que qualquer aplicativo apresentem resultados de pesquisa, tornando a pesquisa do Panorama de atividades um caminho mais poderoso para acessar o conteúdo oferecido por seus aplicativos. As novas configurações de pesquisa oferecem controle sobre quais aplicativos apresentam resultados de pesquisa, bem como suas ordens na lista de resultados.

Privacidade & Compartilhamento

Como parte do compromisso contínuo do GNOME em proteger a privacidade de nossos usuários, a versão 3.8 inclui uma variedade de configurações de privacidade e de compartilhamento. Estas lhe permitem controlar quem possui acesso ao conteúdo em seu computador, quanta informação pessoal é exibida na tela e se recursos que rastreiam suas atividades devem ou não serem ativados.

Relógios

O novo lançamento do GNOME apresenta um novo aplicativo de base, chamado Relógios. Este prático utilitário foi inicialmente previsto na versão 3.6, e foi subsequentemente amadurecido em um membro do conjunto de aplicativos padrão do GNOME. Isto inclui vários recursos úteis, como relógios para diferentes horários mundiais, alarmes, um cronômetro e um temporizador.

Melhoria na renderização de animações

O GNOME 3.8 apresenta um significativo avanço tecnológico no modo como gráficos animados são renderizados. Ao aperfeiçoar a coordenação entre os componentes responsáveis pela exibição de gráficos animados, alcançou-se muito mais eficiência e desempenho. Os resultados deste trabalho são transições visuais e redimensionamento de janelas suaves e robustas. Sob certas condições, reproduções uniformes de vídeo também serão encontradas.

Modo clássico

O modo Clássico é uma nova característica para aquelas pessoas que preferem uma experiência de área de trabalho mais tradicional. Contruída inteiramente a partir das tecnologias do GNOME 3, adiciona-se vários recursos como um menu de aplicativos, um menu de locais e um alternador de janela ao longo da porção inferior da tela. Cada um destes recursos podem ser usados individualmente ou em conjunto com outras extensões GNOME.

Detalhes

O GNOME 3.8 inclui um grande número de correções de pequenos erros e aperfeiçoamentos. Muitos detalhes foram tratados para oferecerem uma experiência mais agradável, incluindo novas transições animadas, gráficos melhorados e correções de usabilidade. Muitos destes aperfeiçoamentos foram realizados como parte da iniciativa Todo Detalhe Importa, que consertou aproximadamente 60 erros durante o ciclo de desenvolvimento da versão 3.8.

Métodos de entrada

Métodos de entrada integrados foram apresentados pela primera vez no lançamento anterior, o GNOME 3.6. Desde então, eles tem sido o assunto de um grande volume de trabalho, com novos recursos sendo adicionados, bem como correções de erro. Estes incluem uma nova exibição sobre a tela para alternar métodos de entrada, novas janelas instantâneas de caracteres candidatáveis, novas configurações de Região & Idioma e a inclusão de todos os mecanismos de métodos de entrada no menu de métodos de entrada.

Obtendo o GNOME 3.8

Os programas do GNOME são software livre: todo o nosso código está disponível para ser baixado e pode ser livremente modificado e redistribuído. Para instalá-lo, nós recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.8 muito em breve e algumas já possuem versões de desenvolvimento que incluem o novo lançamento do GNOME.

Sobre o GNOME

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional suportada por uma fundação sem fins lucrativos. Nosso foco é na excelência da experiência do usuário, internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto a todos: se você deseja juntar-se a nós, você pode!