Métodos de entrada integrada

Pela primeira vez, o GNOME vem com suporte a métodos de entrada pré-configurado. Não é mais necessário escolher manualmente e instalar um framework de método de entrada que pode não se ajustar muito bem à experiência do usuário. Métodos de entrada são agora parte central da experiência do usuário do GNOME, assim como layouts de teclado.

Feedback são muito bem-vindos!

Métodos de entrada integrada é um novo e importante recurso e muda uma funcionalidade que é importante para muitos usuários. Nós reconhecimentos isso e queremos ouvir sobre como você quer que o novo recurso seja desenvolvido no futuro.

Se você não quiser fazer uso desta funcionalidade ou preferir usar outra framework que forneça métodos de entrada, isso ainda é possível, pois a integração com IBus pode ser desabilitada.

Ambos layout de teclado e métodos de entrada aparence como Fontes de entrada nas configurações de Região & idioma e no indicador de teclado do GNOME shell. "Janelas candidatas" que são usadas por alguns métodos de entrada são apresentada pelo GNOME shell e têm a mesma aparência não importando se você está digitando em uma janela de aplicativo ou na entrada de pesquisa do GNOME shell.

Mudanças para configurações de teclado existentes

O recurso dos métodos de entrada intergrada foi um resultado da reorganização de algumas preferências de teclado existentes. Se você personalizar seu layout de teclado, há alterações das quais você precisa estar cientef.

  • A combinação de teclado para alterar a fonte de entrada ou layout do teclado pode agora ser personalizada usando a aba Atalhos das configurações de Teclado.

  • Opções para a Teclad de composição, assim como para a Teclas de caracteres alternativos (também conhecida, em inglês, como a "3rd level chooser key") pode também ser encontrada na aba de Atalhos das configurações de Teclado.

  • Outras opções de personalização de layout de teclado podem ser encontradas no GNOME Tweak Tool.

O suporte a métodos de entrada no GNOME 3.6 é baseado no IBus.