Introdução ao GNOME 3.38: “Orbis”

GNOME 3.38 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Essa versão contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 27896 alterações, feitas por aproximadamente 901 colaboradores.

3.38 foi chamada de “Orbis” em reconhecimento à equipe de organização da GUADEC 2020. A GUADEC é a conferência anual do GNOME, que só é possível graças ao trabalho árduo de muitos voluntários. O evento deste ano deveria ter ocorrido em Zacatecas, México, mas teve que se tornar online por causa da pandemia do COVID-19. Esperamos muito nos encontrar no México em um futuro próximo.

Arraste para reordenar aplicativos

O GNOME 3.38 substitui as visualizações divididas de aplicativos Frequente e Todos com uma única visualização consistente e personalizável que permite reordenar os aplicativos e organizá-los em pastas personalizadas. Basta clicar e arrastar para mover os aplicativos.

Novo tour de boas-vindas

GNOME 3.38 vem com o Tour, mostrado no primeiro início de sessão, após as definições iniciais. Ele destaca principalmente a funcionalidade principal do ambiente, dando boas-vindas ao GNOME para novos usuários.

O Tour foi escrito em Rust.

Configurações

As Configurações agora podem gerenciar o controle parental para contas de usuário Padrão através da nova opção Controle parental na seção Usuários. Os aplicativos instalados podem ser filtrados da visão geral de aplicativos, evitando que sejam iniciados pelo usuário gerenciado. Controle parental também se integra às restrições de aplicativos do Programa existentes, permitindo que você selecione quais aplicativos podem ser instalados.

Outras melhorias no Configurações incluem uma nova interface de registro de impressão digital para dispositivos com leitores de impressão digital, proteção contra dispositivos USB não autorizados quando a tela está bloqueada e uma opção para mostrar o indicador de porcentagem da bateria no menu do sistema.

Gravação de tela melhorada

Nos bastidores, a infraestrutura de gravação de tela no GNOME Shell foi aprimorada para aproveitar as vantagens do PipeWire e das APIs do kernel para reduzir o consumo de recursos e melhorar a capacidade de resposta.

Melhor suporte a vários monitores

O GNOME Shell agora pode orquestrar vários monitores com diferentes taxas de atualização, certificando-se de obter a melhor experiência possível de seu ambiente. Esta melhoria está disponível apenas nas sessões de Wayland.

Uma melhor experiência de navegação

GNOME Web agora apresenta Intelligent Tracking Prevention, uma coleção de atenuações avançadas projetada para proteger os usuários de rastreamento entre sites. Saiba mais sobre Prevenção Inteligente de Rastreamento, que é habilitado por padrão. Além disso, as configurações de privacidade agora permitem bloquear sites de armazenar dados locais em seu navegador.

Web recebeu uma série de outras melhorias neste ciclo, incluindo novo suporte para importação de senhas e favoritos do Google Chrome, um gerenciador de senhas redesenhado, a capacidade de habilitar ou desabilitar o som de abas individuais e preferências e diálogos de histórico redesenhados . Para reduzir o aborrecimento, os vídeos que tocam som agora são bloqueados por padrão, e novas permissões permitem controlar a política de reprodução automática de vídeo para cada site que você visita.

Mapas

Mapas recebeu um trabalho inicial para tornar o aplicativo adaptável para uso no telefone. Além disso, agora é possível exibir rótulos na visualização de satélite e alternar Mapas para o modo noturno para enfatizar o conteúdo visual dos mapas.

Relógios

A caixa de diálogo “Adicionar relógio mundial” foi redesenhada. Além disso, agora é possível definir uma duração de soneca e toque para alarmes.

Jogos

Jogos recebeu algumas melhorias de desempenho nesta versão. Os resultados da pesquisa agora aparecem na interface de pesquisa de visão geral, tornando mais rápido do que nunca começar a jogar seu jogo favorito. Com suporte para coleções, você pode organizar jogos em grupos para fácil acesso ou simplesmente usar as coleções internas Favoritos e Recentes. Jogos agora tem suporta a jogos do Nintendo 64 como resultado de algumas melhorias no libretro. Finalmente, Games está mais estável agora, rodando jogos em um processo secundário. Se um jogo ou emulador travar agora, o aplicativo principal não.

Utilitários

Captura de tela e Gravador de som foram redesenhados para fornecer uma experiência mais polida e elegante.

E isso não é tudo…

Como de praxe, há também muitas outras pequenas melhorias neste lançamento do GNOME. Aqui estão algumas delas!

  • Calculadora, Cheese, Tali, Sudoku, Robôs, Quadrapassel, e Nibbles apresentam novos ícones.

  • Terminal agora usa um esquema de cores de texto atualizado. As novas cores têm melhor aparência e são mais fáceis de ler graças ao contraste de cor aprimorado.

  • Fotos ganhou um novo filtro de imagem, o Trencin, muito semelhante ao filtro Clarendon do Instagram.

  • O menu do sistema tem uma nova opção Reiniciar, que também pode ser usada para ir ao menu de inicialização mantendo pressionada a tecla Alt.

  • O GNOME 3.38 apresenta o novo Tracker 3 junto com o Tracker 2. A maioria dos aplicativos principais do GNOME são atualizados para usar o Tracker 3. As principais melhorias no mecanismo de pesquisa e banco de dados do Tracker 3 tornam a caixa de proteção do aplicativo Flatpak mais segura, permitindo o controle sobre quais tipos de dados seus os aplicativos podem pesquisar e consultar.

  • Fractal melhorou a reprodução de vídeo no histórico de mensagens. As pré-visualizações de vídeos agora são mostradas diretamente no histórico de mensagens, e clicar em um vídeo irá abri-lo em um visualizador maior. Os arquivos de áudio agora podem ser buscados no reprodutor de arquivos de áudio aprimorado. As mensagens editadas agora são editadas no local, com um ícone para indicar o status da edição, enquanto as mensagens suprimidas agora são excluídas inteiramente do histórico de mensagens.

Obtendo o GNOME 3.38

Os softwares do GNOME são software livre: todo o nosso código está disponível para download e pode ser livremente modificado e redistribuído conforme as respectivas licenças. Para instalá-lo, recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.38 muito em breve, e algumas já têm versões de desenvolvimento que incluem a nova versão do GNOME.

Sobre o GNOME

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional, apoiada por uma fundação sem fins lucrativos. Visamos a excelência da experiência do usuário, com internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto: se você quiser se juntar a nós, você pode.