Introdução ao GNOME 3.26: “Manchester”

GNOME 3.26 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Essa versão contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 24105 alterações, feitas por aproximadamente 778 colaboradores.

3.26 foi chamada de “Manchester” em reconhecimento à equipe de organização do GUADEC deste ano. GUADEC é a principal conferência anual do GNOME e só é possível graças ao impressionante trabalho de voluntários locais. O evento deste ano ocorreu em Manchester, no Reino Unido, e foi um grande sucesso. Obrigado, equipe de Manchester!

Configurações com novo visual

O GNOME 3.26 introduz uma nova disposição para o aplicativo Configurações. A antiga grade de ícones se foi e, em seu lugar, uma barra lateral permite alternar entre áreas diferentes. A nova barra lateral facilita e agiliza em muito a navegação no aplicativo de configurações, e coloca as configurações mais comumente usadas dentro de fácil alcance. Isso também significa que a janela de Configurações é agora maior e pode ser redimensionada, o que é muito mais confortável em diversas situações.

As configurações de rede do GNOME foram melhoradas como parte deste trabalho: Wi-Fi agora possui sua própria área dedicada de configurações, e os diálogos de configurações de rede foram retrabalhados para ficarem mais elegantes, limpos e fáceis de usar.

Emojis coloridos! 👍💎🍩🐈

Emojis coloridos chegaram no GNOME! Eles agora serão exibidos em sua glória cheia de cores sempre que eles aparecerem. Várias formas de inserir emoji foram introduzidas para o GNOME 3.26. Isso inclui o aplicativo Caracteres, o qual agora permite que você navegue e pesquise por emoji e copie-os para mensagens e documentos. Polari, o cliente IRC do GNOME, possui um seletor dedicado de emoji e uma ferramenta similar foi disponibilizada pra outros aplicativos a usarem.

Sincronize seu navegador

No Web, o navegador do GNOME, agora é possível sincronizar seus marcadores, senhas e histórico do navegador, usando o serviço Firefox Sync. Isso possibilita manter uma cópia de segurança online desta informação e compartilhá-la com o Firefox de desktop ou móvel.

Firefox Sync pode ser configurado a partir das preferências de aplicativo do Web.

Configurações de telas redesenhadas

O novo desenho traz configurações relevantes para primeiro plano, de forma que fique fácil obter uma visão geral de como suas telas estão configuradas. Quando há múltiplas telas conectadas, uma única linha de botões permite que você escolha como deseja usá-las.

As novas configurações de tela incluem uma versão de visualização de uma nova configuração de dimensionamento. Isso permite que o tamanho do que é mostrado na tela seja ajustado para corresponder à densidade (geralmente expressa como PPI ou DPI) de sua tela. Dessa forma, o conteúdo é exibido na quantidade correta, e se torna mais fácil de ser lido.

Espera-se que o recurso de dimensionamento de tela amadureça em lançamentos futuros. Para a melhor experiência, o Wayland é recomendado em vez do X11, já que a configuração tela a tela não encontra suporte no X11.

Refinamentos do sistema

Houve uma série de refinamentos visuais altamente visíveis para o GNOME 3.26. Eles incluem:

  • As janelas agora realizam transição suave quando são maximizadas, restauradas ou encaixadas a uma metade da tela. Além de ter bom visual, isso facilita o rastreamento do que está acontecendo na tela.

  • O tamanho das miniaturas de janelas foi aumentado no Panorama de Atividades, facilitando a escolha da janela desejada.

  • A barra superior agora fica transparente quando não há janelas maximizadas. Isso mais atrativo e fornece uma melhor noção de espaço.

  • Os diálogos que lhe informam quando um aplicativo não está respondendo possuem um novo estilo, com uma aparência mais integrada e refinada.

E isso não é tudo…

Como de praxe, há também muitas outras pequenas melhorias neste lançamento do GNOME. Aqui estão algumas delas!

  • Boxes, o aplicativo do GNOME para máquinas virtuais e remotas, agora permite que pastas sejam compartilhadas entre uma máquina virtual e seu computador. Para usar esse recurso, basta selecionar quais pastas você deseja compartilhar a partir das configurações de máquinas, e elas vão aparecer como localizações de rede no convidado.

  • No Software, atualizações agora são agrupadas por tipo e fornecem informações de progresso mais precisas durante a instalação.

  • Digitalizador simples, o aplicativo do GNOME para digitalizar imagens e documentos, teve algumas melhorias na interface para 3.26. Uma nova tela de início fornece algumas orientações úteis, as ferramentas de edição estão mais fáceis de identificar e as preferências podem ser acessadas pela barra de cabeçalho.

  • Logs agora agrupa mensagens similares, o que torna o histórico muito mais curto, facilitando a localização do que você procura.

  • Polari — o aplicativo IRC — possui um novo assistente de configuração inicial, o que facilita se conectar e iniciar o bate-papo.

  • Ao redimensionar um sistema de arquivos no Discos, agora é possível também redimensionar sua partição, o que frequentemente economiza uma tarefa extra.

  • Mapas possui uma coleção de pequenas melhorias: há novos atalhos de teclado, mais informações são mostradas sobre lugares e o último método de transporte é memorizado ao traçar rotas.

  • Aplicativos de correio, tarefas, contatos e agenda do GNOME agora funcionam melhor desconectados — muitos itens agora podem ser editados quando você não tem conexão internet, e quaisquer alterações serão atualizadas na próxima vez em que você estiver conectado.

  • Fotos possui novos controles para ampliação.

  • Agora é possível adicionar e editar eventos recorrentes no Agenda.

  • Terminal agora destaca os hyperlinks, que podem ser abertos mais facilmente.

  • No Evolution, a nova barra Tarefas permite que você veja uma lista de próximos eventos e tarefas. Além disso, agora é possível usar o Evolution sem ter uma conta de correio.

  • A Ferramenta de Ajustes foi renomeado para Ajustes e ganhou três novas configurações: um alternador para mover botões de janela para a esquerda ou direita, uma opção Desabilitar enquanto digita para touchpads e uma opção para mostrar a porcentagem da bateria na barra superior. Houve também uma boa quantidade de limpeza e refinamento.

GNOME 3.26 não mostra mais os ícones de status no canto inferior esquerda da tela. Isso evita que a bandeja de ícones de status fique no caminho e espera-se que forneça uma melhor experiência geral. Espera-se que a falta de ícones de status não cause sérios problemas para usuários. Porém, se você descobrir que você precisa acessá-los, elas podem ser restauradas usando a extensão TopIcons. Mais informações sobre essa alteração podem ser encontradas em uma publicação de blog sobre o assunto.

Obtendo o GNOME 3.26

O conjunto de softwares do GNOME é software livre: todo o nosso código está disponível para download e pode ser livremente modificado e redistribuído. Para instalá-lo, recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.26 muito em breve, e algumas já têm versões de desenvolvimento que incluem a nova versão do GNOME.

Sobre o GNOME

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional, apoiada por uma fundação sem fins lucrativos. Focamos na excelência da experiência do usuário, com internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto: se você quiser se juntar a nós, você pode.