Introdução ao GNOME 3.24: Portland

GNOME 3.24 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Ele contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 28459 alterações, feitas por aproximadamente 753 colaboradores.

3.24 foi chamada de “Portland” em reconhecimento ao LAS GNOME Summit, que ocorreu em Portland, Oregon. Eventos do GNOME só são possíveis graças ao impressionante trabalho de voluntários locais. Esse novo evento foi o primeiro de seu tipo, e reuniu membros da comunidade e parceiros na costa oeste dos EUA. Obrigado, equipe LAS!

Durma com mais facilidade com luz noturna

Luz noturna é um novo recurso que altera a cor de suas telas de acordo com o horário do dia. Ao esquentar a cor da tela no anoitecer, ele até mesmo ajudar a evitar insônia e tensão ocular.

O novo recurso pode ser habilitado a partir das configurações de telas. A cor da tela segue os horários de nascer do sol e pôr do sol de sua localização, mas também pode ser definida com um agendamento personalizado. A barra superior mostra quando o recurso está ativo e o menu de sistema permite que ele seja temporariamente desabilitado, se necessário.

Luz noturna funciona tanto no X11 quanto no Wayland.

Configurações revistas

Três áreas do aplicativo Configurações tiveram atualizações no design para o GNOME 3.24. Isso inclui Contas on-line, Impressoras e Usuários. Em cada caso, a interface de usuário foi refinada e melhorada, sem reduzir funcionalidade existente.

As configurações de impressora agora fornecem uma melhor visão geral, mostrando a localização e nível da tinta de cada uma de suas impressoras sem precisar ficar procurando. Contas on-line possui um layout mais limpo e faz um trabalho melhor em mostrar quais contas estão disponíveis para configurar. Usuários possui um novo alternador em “carrossel” e um layout melhor em geral.

Essas alterações são parte de um projeto de longo prazo para atualizar o aplicativo Configurações, havendo planos para que elas levem-o a ainda mais melhorias no futuro.

Novo aplicativo de Receitas

Receitas é um novo aplicativo para o GNOME. Com a intenção de ser um projeto comunitário, o aplicativo já possui uma coleção de receitas contribuída pelos membros da comunidade do GNOME. Receitas já possuem um conjunto extenso de recursos, incluindo:

  • Adicionar e editar suas próprias receitas

  • Exportar e imprimir listas de compras

  • Ajustar quantidades baseado no número de porções

  • Marcar receitas para cozinhar depois ou adicioná-las a seus favoritos

  • Adicionar notas às receitas

  • Modo de instrução de cozimento a mãos-livres

Se você gostaria de contribuir com uma receita sua, veja o guia de contribuição.

Área de notificação melhorada

A área de notificação recebeu vários aprimoramentos para o 3.24. A lista de notificação possui um layout mais simples e claro, o que facilita ler as notificações anteriores. Uma gama de outros problemas de notificações também foram corrigidos como uma parte deste esforço, visando fornecer uma experiência de notificação mais suave.

Informações meteorológicas também foram integradas à área de notificação. Isso mostra um resumo simples da previsão do tempo para o dia, para a localização que está definida no aplicativo Meteorologia (isso pode tanto seguir sua localização atual quanto ser definida para uma localização manual).

Navegador web melhorado

Web, o navegador do GNOME, teve várias melhorias para o GNOME 3.24. Um número de melhorias significativas no design tornam o aplicativo mais fácil de usar: uma nova barra de endereço resolve vários problemas de usabilidade no design anterior, e uma nova janela sobreposta mostra uma lista de abas abertas, facilitando navegar quando você tem um número grande de páginas abertas.

A ação de favoritar também foi revista, com uma interface nova, simples, de um clique para favoritar páginas, uma janela sobreposta de favoritos para acessar rapidamente seus favoritos, e uma nova interface para organizar facilmente seus favoritos.

3.24 também inclui um número de melhorias de privacidade:

  • Um novo aviso, mais proeminente, garante que você saiba quando estão sendo apresentados formulários de senha inseguros.

  • Proteção adicional a tentativas de rastrear sua atividade de navegação, usando EasyPrivacy.

  • Um novo diálogo de dados pessoas permite rastrear dados a serem vistos e apagados, incluindo armazenamento de sessão e local HTML, IndexedDB e WebSQL. Esses são similares a cookies, mas muito mais poderoso, e navegadores não lhe permitem visualizar ou apagá-los. O diálogo de dados pessoais permite apagar o cache de disco, cache de memória e cache de aplicativos web offline.

Finalmente, a versão mais recente do Web melhorou a detecção de formulários, permitindo que senhas sejam salvas em mais sites.

Uma visão melhor de suas Fotos

Fotos agora fornece uma visão geral muito melhor de suas imagens. As miniaturas estão maiores e se redimensionam para preencher todo o espaço disponível. Elas também foram melhoradas para ter uma qualidade melhor e sempre estarem atualizadas.

Outras melhorias incluem:

  • Novas ferramentas de edição de pretos e exposição.

  • Fotos agora mostrará uma notificação se qualquer uma das contas on-line sendo usadas precisa de atenção.

  • Informações de localização GPS agora podem ser vistas em fotos que as possuem.

Cliente IRC melhorado

Polari, o cliente IRC do GNOME, inclui uma coleção de melhorias para o 3.24. Clicar em um nome de usuário agora mostra uma janela sobreposta útil que lhe permite iniciar uma conversa privada ou requisitar uma notificação quando um usuário se conectar.

Outras melhorias incluem a opção do aplicativo continuar a executar em plano de fundo sem uma janela aberta, verificação ortográfica e uma lista de salas disponíveis no diálogo de entrar em sala.

Rode seus jogos

Jogos é um centro pessoal de jogos: um único local para navegar e acessar sua biblioteca de jogos. Ele permite que você jogue uma variedade de jogos retrô, incluindo:

  • Jogos caseiros de Neo-Geo Pocket e NES, alguns dos quais podem ser obtidos de pdroms.de.

  • SNES, Game Boy e Game Boy Color, usando um acessório como o Retrode.

  • Jogos de PlayStation, que podem ser copiados de CDs originais.

Jogos teve muitas melhorias na interface para o 3.24, tal como mais informações passadas ao carregar jogos, melhor tratamento de janela e mensagens de erros mais úteis. Ele também ganhou a habilidade de jogar os jogos de Libretro.

Ícones maiores e mais claros

Os ícones de alta resolução do GNOME ficaram ainda maiores para o 3.24, dobrando o tamanho de 256×256px para 512×512px. Isso significa que esses ícones estão mais detalhados em telas de alta densidade.

O estilo visual de muitos dos ícones de dispositivo, tipo de arquivo e aplicativo foram melhorados, com um novo visual mais simplificado. Biseis estranhos e sombrados foram removidos e o brilho geral foi aumentado, resultando em uma aparência mais cativante. Todos os ícones de documento e pasta foram atualizados junto com muitos aplicativos de ícones.

Melhorias em gráficos da Wacom

O suporte ao tablet gráfico da Wacom no GNOME teve grandes aprimoramentos para o 3.24. Significativamente, as configurações da Wacom e manipulação do tablet agora são compatíveis com Wayland, o que significa que usuários Wacom não têm mais desculpas para não mudar do X11.

Configuração de canetas Stylus também foram aprimoradas: elas agora podem ser configuradas de forma independente, permitindo a você movê-las entre tablets e manter a mesma configuração. Canetas stylus também podem ser configuradas usando predefinições para dispositivos diferentes.

Finalmente, aplicativos agora podem definir as ações de ações tablet. Essas ações definidas pelo aplicativo são exibidas em sobreposição de tela cheia da Wacom.

E isso não é tudo…

Como de praxe, há também muitas outras pequenas melhorias neste lançamento do GNOME. Aqui estão algumas delas!

  • GNOME 3.24 vem com suporte a máquinas que possuem duas placas de vídeo. Se você possui esse hardware, você pode escolher qual GPU deve-se usar ao iniciar um aplicativo. Configurações também fornecerá informações sobre ambas placas de vídeo.

  • Agenda possui uma nova visão para ver um único mês de uma vez. Essa bela visão em sua semana permite que a ação de arrastar e soltar seja usada para mais eventos.

  • O aplicativo Software passou por uma outra rodada de ajustes visuais e aprimoramentos, incluindo novos ícones para indicar quando aplicativos estão instalados, uma apresentação atualizada para classificações de usuários e a exibição de quanto espaço em disco cada aplicativo está usando, na visão de instalados.

  • Arquivos agora torna mais fácil e seguro trabalhar com arquivos e pastas restritos. Se você tentar fazer alguma coisa que exija permissões adicionais, você será solicitado a digitar uma senha. Isso fornece uma forma muito mais segura de trabalhar com arquivos e pastas restritos, se comparado com executar o aplicativo com sudo ou como superusuário.

  • O suporte ao Flatpak do Software, que foi introduzido no lançamento anterior, foi aprimorado. Em particular, a atualização de aplicativos Flatpak é muito mais suave. Suporte a novas capacidades do Flatpak, tal como baixar runtimes automaticamente, também estão inclusas.

  • O uso de tipografia do GNOME foi aprimorado, fazendo o máximo de uso do Unicode. Muitas dessas alterações são sutis, mas fornecem uma melhor aparência em geral.

  • A Calculadora teve uma diversas melhorias, incluindo uma aparência aprimorada, uma janela de atalhos de teclado, novas janelas sobrepostas de variáveis e funções, melhor destaque de erros e tratamento aprimorado de números complexos.

Obtendo o GNOME 3.24

O conjunto de programas do GNOME é software livre: todo o nosso código está disponível para download e pode ser livremente modificado e redistribuído. Para instalá-lo, recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.24 muito em breve, e algumas já têm versões de desenvolvimento que incluem a nova versão do GNOME.

Sobre o GNOME

O projeto GNOME é uma comunidade internacional, apoiada por uma fundação sem fins lucrativos. Focamos na excelência da experiência do usuário, com internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto: se você quiser se juntar a nós, você pode.