Introdução ao GNOME 3.22: Karlsruhe

GNOME 3.22 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Ele contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 22980 alterações, feitas por aproximadamente 775 colaboradores.

O GNOME 3.22 foi chamado de "Karlsruhe" em reconhecimento à equipe de organização do GUADEC deste ano. GUADEC é a principal conferência anual do GNOME, a qual ano passado ocorreu na Europa, e é possível apenas graças ao trabalho fantástico dos voluntários locais.

Integração com o Flatpak

Flatpak é a próxima geração de framework de distribuição de aplicativos para Linux. Essa tecnologia visa facilitar a distribuição de aplicativos para o Linux e, como consequência, aumentar o número de aplicativos disponíveis. Aplicativos Flatpak possuem outras vantagens também: eles são mais seguros e podem ser atualizados com segurança sem ter que reiniciar o sistema.

GNOME 3.22 vem com suporte compreensivo ao Flatpak. O aplicativo Software agora é capaz de instalar arquivos de repositórios Flatpak, o que significa que é possível instalar repositórios e aplicativos do Flatpak sem precisar da linha de comando. Diversas outras pequenas alterações facilitam a instalação e atualização de aplicativos Flatpak, assim como a exibição de informações de fontes para cada aplicativo, assim como detalhes sobre se aplicativos são executados em sandbox.

GNOME 3.22 também introduz as ferramentas de desenvolvimento que permitem que os aplicativos se beneficiem dos recursos de segurança do Flatpak. Isso permitirá que os aplicativos tenham proteções muito melhores para usuários no futuro.

Renomeando múltiplos arquivos

O aplicativo Arquivos agora permite que múltiplos arquivos sejam renomeados ao mesmo tempo. Isso é extremamente útil quando se está lidando com coleções de arquivos similares, tal como vídeos, músicas ou fotos. Os arquivos podem ser renomeados usando um modelo que se aplica a cada arquivo ou por meio de pesquisa e substituição de partes dos nomes de arquivos. O modo modelo permite que detalhes dos arquivos sejam incluídos como parte de seus nomes, tal como a data de criação ou número da faixa, nome do artista ou nome do álbum para arquivos de músicas.

Para usar o novo recurso, basta selecionar múltiplos arquivos e, então, selecionar Renomear… a partir do menu de contexto ou pressionar F2.

Compartilhamento de fotos

No lançamento anterior, o aplicativo Fotos ganhou uma nova coleção de recursos de edição de fotos. Para o 3.22, um outro recurso crítico foi introduzido: a habilidade de compartilhar fotos facilmente com outras pessoas. O novo recurso de compartilhamento permite que fotos sejam compartilhadas enviando-as para o Google ou como anexo em um e-mail. Outros destinos de compartilhamento estão planejados para o futuro, incluindo uma gama de redes sociais.

O compartilhamento de fotos está completamente integrado com o Contas on-line, de forma que para enviar para o Google é primeiro necessário adicionar uma conta Google pelo aplicativo Configurações.

Software melhorado

O aplicativo Software está com um visual atualizado para o GNOME 3.22. A página inicial foi revista e agora mostra mais opções de aplicativos, e a seção de categoria torna navegação uma parte mais integral da experiência. Estrelas de classificações também podem ser exibidas mais proeminentemente, de forma a facilitar a localização dos melhores aplicativos para instalar.

Software possui outras melhorias, também. Emblemas com cores codificadas indicam se um aplicativo é Software Livre e o layout de muitas listas e páginas também foi refinado.

Progresso no Wayland

Wayland é a tecnologia da nova geração para telas e entradas no GNU/Linux. Ele elimina falhas gráficas, resolve erros antigos e dispõe uma melhor base para aplicativos mais seguros. Wayland também traz novas funcionalidades, tais como gestos multitoques de touchpad.

O suporte do GNOME ao Wayland vem amadurecendo firmemente pelos últimos lançamentos. No GNOME 3.20, ele se tornou usável para a maioria de usuários. Desde então, o suporte continuou a melhorar com a maioria dos recursos que faltavam sendo preenchidos. Isso inclui suporte a tablets gráficos Wacom, a habilidade de girar telas e suporte ao teclado virtual do GNOME. Diversos problemas menores também foram resolvidos, tornando a experiência do Wayland ainda mais polida.

Aplicativo Arquivos melhorado

Além do renomeio em lotes, o aplicativo Arquivos possui um grande número de outras melhorias para o GNOME 3.22. Funcionalidade de arquivo comprimido for diretamente integrado, de forma que extrair um arquivo comprimido (tal como .zip ou .tar.gz) requer apenas um clique duplo, em vez de usar um aplicativo separado. Novos arquivos comprimidos também podem ser criados, usando uma variedade de formatos.

Também no Arquivos, os controles de ordenação por visão e conteúdo foram revistos para 3.22. Eles tornam possível alternar entre a visão de grade e de lista com um único clique e faz que com as opções ampliação e ordenação sejam muito mais objetivas. Essas alterações foram informadas pelos testes de usabilidade realizados por Gina Dobrescu como parte de uma estágio no Outreachy.

Outros aprimoramentos da interface gráfica incluem ocultação automática de barra de status flutuante, de forma que ela não fique no caminho, e a inclusão de informações extras sobre a conexão a servidores, incluindo a quais protocolos de arquivos se oferece suporte.

Configurações de teclado redesenhadas

As configurações de teclado do GNOME foram revistas para o 3.22. A lista de atalhos está agora mais fácil de navegar e o novo design elimina alguns problemas da versão anterior. Um recurso de pesquisa agiliza a localização do atalho desejado e o processo para configuração de um atalho é muito mais claro.

Editor dconf redesenhado

Editor dconf, o aplicativo para navegar e alterar configurações, teve uma renovação de desenho para 3.22. A nova versão possui uma interface simplificada, baseada em uma barra de caminho. Um novo "modo de atraso" permite que múltiplas alterações sejam feitas de uma só vez. Adicionalmente, diversas opções de redefinição permitem tanto redefinir as configurações de variáveis quanto redefini-las recursivamente (para a pasta atual e quaisquer subpastas).

E isso não é tudo…

Como de praxe, há muitas outras pequenas melhorias neste lançamento do GNOME. Aqui estão algumas delas!

  • A nova versão do aplicativo Agenda agora permite que você defina alarmes para eventos. Ele também permite que você altere a qual calendário um evento pertence, e edição de eventos possui seletores de data reestilizadores. Na grade da agenda, eventos agora podem ser movidos usando arrastar e soltar, e o layout da visão de ano foi refinado.

  • Polari, o cliente IRC do GNOME, agora é capaz de se lembrar e automaticamente reusar senhas que fora enviadas ao NickServ.

  • Mapas agora usa Mapbox como o fornecedor de seus dados OpenStreetMap. Espera-se que isso forneça um serviço mais confiável no futuro.

  • O desempenho foi drasticamente melhorado no Músicas. O aplicativo agora carrega mais rápido e a grade de álbuns ajusta automaticamente para fazer o melhor uso do espaço disponível.

  • Vídeos agora permite reprodução em taxas diferentes. Isso é útil para várias coisas, tais como quando se está ouvindo falas ou tomando notas.

  • Boxes, o aplicativo do GNOME para máquinas virtuais e remotas, ganhou uma função de clonagem. Isso facilita criar cópias de suas máquinas.

  • Web, o navegador do GNOME, agora possui uma janela de atalhos, o que facilita descobrir quais atalhos de teclado estão disponíveis. Um novo menu de contexto na barra de endereços também permite a você "Colar & Ir", e um número de páginas de erro foram redesenhadas.

  • Progresso continuou no Livros, o aplicativo de eBook do GNOME, o qual agora possui suporte inicial a visualizar livros ePub. Esse recurso é esperado estar maduro em lançamentos futuros.

Obtendo o GNOME 3.22

O conjunto de programas do GNOME é software livre: todo o nosso código está disponível para download e pode ser livremente modificado e redistribuído. Para instalá-lo, recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.22 muito em breve, e algumas já têm versões de desenvolvimento que incluem a nova versão do GNOME.

Sobre o GNOME

O projeto GNOME é uma comunidade internacional, apoiada por uma fundação sem fins lucrativos. Focamos na excelência da experiência do usuário, com internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto: se você quiser se juntar a nós, você pode.