Introdução ao GNOME 3.20: Delhi

GNOME 3.20 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Ele contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 28933 alterações, feitas por aproximadamente 837 colaboradores.

O GNOME 3.20 foi chamado de "Delhi" em reconhecimento à equipe de organização do GNOME.Asia deste ano. GNOME.Asia é a principal conferência anual do GNOME, e é possível apenas graças ao trabalho árduo dos voluntários locais.

Atualização sem esforço do sistema operacional

Sempre foi possível instalar atualização de programas por meio do aplicativo Softwares. Porém, desde 3.20, também é possível atualizar para novas versões maiores do seu sistema operacional. Essa é a primeira vez que o GNOME tem essa habilidade, e significa que você não mais precisa fazer uma nova instalação ou usar uma ferramenta de linha de comando para obter a próxima versão de sua distribuição. É um marco importante em tornar os sistemas baseados no GNOME amigáveis e acessíveis a todos.

Atualizar seu sistema operacional é simples e conveniente: você é notificado automaticamente quando uma atualização está disponível para ser baixada, ao mesmo tempo que ele já está instalado. A instalação da atualização acontece enquanto o sistema não está em execução, de forma a aumentar a segurança e evitar erros.

Wayland está disponível

Wayland é a tecnologia da nova geração para telas e entradas no GNU/Linux. Ele elimina falhas gráficas, resolve erros antigos e dispõe uma melhor base para aplicativos mais seguros. Wayland também traz novas funcionalidades, tais como gestos multitoques de touchpad.

Esforço em tornar GNOME usável com Wayland tem ocorrido por algum tempo, e uma imensa quantidade de esforço foi depositada nesta iniciativa para 3.20. Recursos que foram concluídos para 3.20 incluem rolagem cinética, arrastar e soltar, notificações de inicialização de aplicativo, colagem com clique do botão do meio do mouse e mais. Esse trabalho significa que, para a maioria dos usuários, Wayland agora fornece uma experiência rotineira usável. Para tentar, selecione GNOME no Wayland a partir do menu de roda dentada na tela de início de sessão.

Nota: alguns recursos estão indisponíveis ao executar GNOME com Wayland, incluindo compartilhamento de tela e suporte a tablets gráficos Wacom.

Edição de foto simples e fácil

Com 3.20, edição de foto chegou no Fotos. Os novos controles de edição são simples e fáceis de usar. Toda edição é não destrutiva, de forma que sua foto original é preservada e as alterações podem ser desfeitas. As funções de edição incluem cortar e girar, ajuste de cor e aprimoramentos de imagem. Uma seleção de filtros artísticos também está disponível.

A edição é acompanhada por um novo recurso de exportação que permite que você gere cópias de fotos editadas para compartilhamento, impressão ou backup. Uma opção para exportar em um tamanho reduzido é útil para envios para a web ou por e-mail.

O lançamento mais recente do Fotos inclui também uma coleção de correção de erros e melhorias menores.

Domine todos os atalhos!

Janelas de atalhos são uma nova forma de descobrir sobre os atalhos nos aplicativos do GNOME. Cada janela de atalho lista os atalhos de teclado e gestos multitoques (tais como para touchpads) de um aplicativo, junto com suas funções correspondentes. Grupos e páginas ajudam com navegação, e pesquisa permite que você localize atalhos específicos que você pode estar procurando.

Muitos aplicativos do GNOME possuem janelas de atalhos na versão 3.20, incluindo Arquivos, Vídeos, gedit, Builder, Mapas e mais. Em cada aplicativo, a janela de atalho pode ser aberta no menu de aplicativo, ou usando o atalho Ctrl+? ou Ctrl+F1.

Acesse rapidamente os controles de mídia

Com o GNOME 3.20, controles de mídia agora estão incorporados e são exibidos na área de notificação/relógio. Com isso, fornece uma forma de acessar rapidamente aplicativos de música ou vídeo que estão atualmente em uso. Controles para múltiplos aplicativos de mídias podem até ser mostrados ao mesmo tempo.

Os controles mostram o nome e o artista da faixa atualmente em reprodução, a qual pode ser pausada e resumida. Também é possível avançar e voltar. Esse novo recurso funciona com uma grande quantidade de reprodutores de músicas, usando o padrão comum MPRIS.

Atualize seu IRC

3.20 foi um grande lançamento para o Polari, o aplicativo de IRC do GNOME. O recurso de serviço de colagem online que foi introduzido na última versão foi melhorado substancialmente: além de ser capaz de colar blocos de texto para compartilhamento, agora é possível colar imagens diretamente nos bate-papos, de forma a compartilhá-las usando Imgur.

A adição de servidores e salas também foi melhorada no 3.20, assim como foram as configurações de servidor. Adicionar um servidor agora é apenas uma questão de pegar aquele que você deseja de uma lista, ao invés de ter que digitar o endereço manualmente. Isso é não apenas mais fácil, mas também garante que a conexão mais segura é selecionada automaticamente. Também no 3.20, propriedades de servidor agora são acessíveis da barra lateral, a qual é mais conveniente e natural. Essas alterações foram implementadas por Isabella Ribeiro, como parte de um estágio no Outreachy.

A nova versão do Polari também oferece suporte a muitos recursos mais tradicionais do IRC, como o comado /msg, completação com tab para comandos IRC, e a habilidade de abrir links no IRC.

Além desses recursos, 3.20 inclui outras alterações menores:

  • Polari agora pode lidar com senhas de servidor (isso é especialmente útil quando se está usando um retransmissor, como o ZNC).

  • A aparência foi melhorada, com uma barra de entrada reestilizada e novas animações de texto.

  • Manipulação de mensagem de status agora é inteligente, de forma a minimizar ruídos nas salas de bate-papo.

  • Mais atalhos de teclado foram adicionados (veja a janela de atalhos do Polari para uma visão geral).

Um aplicativo Arquivos mais polido

O aplicativo arquivos teve muito polimento e refinamento para o 3.20. A pesquisa foi um foco em particular: filtros de pesquisa foram renovados e estão extremamente simples e fáceis de usar do que nas outras versões. A pesquisa também ficou mais robusta: problemas de desempenho foram resolvidos e a interface está mais simples e mais responsiva.

Arquivos também possui uma caixa de diálogo de preferências muito mais compacta e fácil de entender para 3.20. Estão incluídas novas configurações para mostrar as ações de exclusão permanente e criação de link simbólico, assim como para comportamento de pesquisa recursiva.

Melhorias menores no 3.20 incluem um nível extra de ampliação nas visões de lista e grade, miniaturas maiores e a exibição de espaço disponível e restante para unidades na visão de outros locais.

Obtendo o GNOME 3.20

O conjunto de programas do GNOME é software livre: todo o nosso código está disponível para download e pode ser livremente modificado e redistribuído. Para instalá-lo, recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.20 muito em breve, e algumas já têm versões de desenvolvimento que incluem a nova versão do GNOME.

Sobre o GNOME

O projeto GNOME é uma comunidade internacional, apoiada por uma fundação sem fins lucrativos. Focamos na excelência da experiência do usuário, com internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto: se você quiser se juntar a nós, você pode.