Bem vindo ao GNOME 3.16

GNOME 3.16 é versão mais recente do GNOME 3, e é o resultado de seis meses de trabalho pelo projeto GNOME. Ele inclui novos recursos e uma grande quantidade de melhorias e aprimoramentos menores. A versão contém 33525 alterações, feitas por aproximadamente 1.043 colaboradores. Novos recursos e melhorias que estão introduzidas no GNOME 3.16 incluem:

Notificações repensadas

O sistema de notificações do GNOME 3 foi aprimorado para a versão 3.16. A bandeja de mensagens anterior foi substituída por uma nova lista de mensagens que oferece acesso direto a notificações anteriores e os pop-ups de notificações (chamados de "banners") foram reposicionados a fim de torná-los mais visíveis e para preveni-los de interferirem com aplicativos.

Assim como no projeto anterior de notificações, é possível responder rapidamente e de forma direta a notificações através de banners instantâneos. Isto permite que você faça coisas como adiar um alarme ou responder a uma mensagem de bate-papo.

O item suspenso de calendário, que é acessível através do indicador de hora na barra superior, também foi reprojetado para a versão 3.16. Agora não se limita a apenas apresentar o histórico de notificações, como também mostra lembretes de eventos e horários mundiais. Isto proporciona uma ótima visão-geral sobre o quê está atualmente acontecendo, bem como o que está agendado para o dia. O acréscimo de informações sobre clima e aniversários está planejada para o futuro.

Melhorias em arquivos

O aplicativo Arquivos teve uma série de atualizações significativas para 3.16. Os pontos de vista de grade e lista foi melhorada, de modo que eles fornecem miniaturas maiores, mais fácil de ler linhas, e têm uma aparência mais atraente. Eles são complementados por uma nova janela sobreposta para controlar o ponto de vista, o que torna mais fácil para mudar o nível de zoom e ordem de classificação a partir de um único lugar.

A exclusão de arquivos também foi aprimorada na versão 3.16, com a adição de um novo, fácil de descobrir, recurso de desfazer. Isto permite que arquivos e pastas sejam movidos para a lixeira usando apenas a tecla Delete, ao invés de usar a associação de teclas Ctrl+Delete.

Finalmente, muito dos menus no aplicativo Arquivos foram atualizados com a finalidade de consistência e organização lógica.

Visuais atualizados

O visual do GNOME 3 foi atualizado para a versão 3.16. O panorama de atividades, a tela de início de sessão, os menus de sistema e outros componentes de sistema receberam uma nova, mais contemporânea, aparência. Os novos visuais foram desenhados para integrarem com o estilo visual dos aplicativos do GNOME, para uma experiência mais suave.

Barras de rolagem com novo visual

O 3.16 apresenta um novo estilo de barra de rolagem para o GNOME 3. Em vez de ser mostrada o tempo todo, estas novas barras de rolagem sobrepostas são mostradas somente quando necessárias: um pequeno indicador é mostrado quando o ponteiro é movido, e uma barra maior aparece quando é necessário o controle sobre a mesma. Isto cria uma visão limpa, com menos distrações, que ajuda você a manter o foco no conteúdo da janela.

Visualizador de imagens atualizado

O aplicativo de visualização de imagens do GNOME foi redesenhado para este lançamento. O novo desenho reduz significantemente a quantidade de bordas de janela, para dar mais espaço às imagens em si. Um novo controle oferece uma forma conveniente de rapidamente ampliar ou reduzir e a barra lateral de propriedades foi refinada para ser de fácil leitura e mais atraente.

Novos aplicativos de previsões

O direcionamento para criar um novo conjunto de aplicativos fundamentais continua com o GNOME 3.16, com a introdução de três novos aplicativos de visualização. Estas são versões iniciais que são destinados para o teste, e para dar um gostinho do que está por vir em versões futuras.

  • Agenda fornece uma janela simples e fácil de usar sobre seus agendamentos on-line, e é integrado com contas on-line para a configuração perfeita.

  • Caracteres é um novo aplicativo mapa de caracteres. Caracteres comuns são rápidos e fáceis de navegar, graças à navegação com base em categorias. "Escreva para pesquisar" fornece uma maneira rápida e conveniente para encontrar caracteres, e uma vista recente apresenta caracteres que você usou no passado, para facilidade de recuperação.

  • Livros é um novo aplicativo visualizador de e-book para o GNOME. A versão inicial permite visualizar arquivos de quadrinhos, com o apoio ePub planejado para o futuro.

Obtendo o GNOME 3.16

Os programas do GNOME são software livre: todo o nosso código está disponível para ser baixado e pode ser livremente modificado e redistribuído. Para instalá-lo, nós recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.16 muito em breve e algumas já possuem versões de desenvolvimento que incluem o novo lançamento do GNOME.

Sobre o GNOME

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional com suporte de uma fundação sem fins lucrativos. Nosso foco é na excelência da experiência do usuário, internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto a todos: se você deseja se juntar a nós, você pode!