Bem vindo ao GNOME 3.14

3.14 é o lançamento mais recente do GNOME e o resultado do trabalho de seis meses pelo projeto GNOME. Ele inclui novos recursos e uma grande quantidade de melhorias e aprimoramentos menores. O lançamento contém 28859 alterações por aproximadamente 871 contribuidores. Novos recursos e melhorias que estão introduzidas no GNOME 3.14 incluem:

Meteorologia, redesenhado

O aplicativo de meteorologia do GNOME foi redesenhado para 3.14. A nova versão faz uso do novo framework de localização geográfica do GNOME para mostrar automaticamente o clima de sua localização atual e um novo layout fornece uma forma efetiva para ler previsão do tempo. Juntos, isso cria uma forma mais rápida e conveniente de verificar a meteorologia.

Gestão de portais cativos

O GNOME 3.14 vem com suporte melhorado a pontos de acesso Wi-Fi. Ao conectar a um portal Wi-Fi que requer autenticação, o GNOME agora vai automaticamente mostra a página de login como parte do processo de conexão. Isso garante que você sempre sabe quando você está conectado e ajuda você a configurar o mais rápido possível.

Contas on-line para Fotos

Fotos ganhou acesso às maiores fontes de fotos on-line no 3.14, com a adição de suporte a servidor de mídia e Google. Isso significa que você pode facilmente visualizar fotos do Google que foram enviadas por meio do Picasa, Google+ ou dispositivos Android. Contas de servidor de mídia fornecem acesso a servidores de mídia residenciais, via DLNA.

Ambas fontes on-line podem ser adicionadas usando Contas on-line.

Multitoque

Gestos de multitoque agora podem ser usados em touchscreens para navegação do sistema, assim como em aplicativos. Também podem ser usados para abrir o panorama de atividades, visão de aplicativos e área de notificação. Além disso, você também pode usá-los para alternar entre aplicativos e espaços de trabalho. Veja a página sobre gestos para um resumo desses gestos no sistema.

Vários aplicativos fazem uso de gestos no GNOME 3.14: no Evince, documentos podem ser ampliados e deslizados com gestos, e Visualizador de imagens do GNOME permite que você amplie e gire. Espera-se que mais aplicativos comecem a introduzir esses gestos de touchscreen no futuro.

Compartilhamento pela rede

Compartilhamento de arquivos pessoais (WebDAV), Compartilhamento de mídia (DLNA) e Compartilhamento de tela (VNC) agora vão lembrar em qual rede você deseja que eles estejam ativos, e Configurações fornece a habilidade de controlar em quais redes compartilhar. Isso fornece uma função importante de privacidade e previne o compartilhamento de conteúdo e serviços em locais públicos (tal como a rede local de um café).

Evince moderno

3.14 inclui um Evince redesenhado. A nova versão do visualizador de documentos usa uma barra de cabeçalho para dar mais espaço a seus documentos. Quando ele é iniciado sem um documento específico, Evince também vai mostrar uma visão geral útil de seus documentos recentes.

A versão mais recente do Evince também inclui suporte a tela de alta definição e acessibilidade melhorado, com links, imagens e campos de formulários todos estando disponíveis a partir de tecnologias assistivas.

Obtendo o GNOME 3.14

Os programas do GNOME são software livre: todo o nosso código está disponível para ser baixado e pode ser livremente modificado e redistribuído. Para instalá-lo, nós recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.14 muito em breve e algumas já possuem versões de desenvolvimento que incluem o novo lançamento do GNOME.

Sobre o GNOME

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional com suporte de uma fundação sem fins lucrativos. Nosso foco é na excelência da experiência do usuário, internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto a todos: se você deseja se juntar a nós, você pode!