Bem vindo ao GNOME 3.12

3.12 é o lançamento mais recente do GNOME e o resultado do trabalho de seis meses pelo projeto GNOME. Ele inclui novos recursos e uma grande quantidade de melhorias e aprimoramentos menores. O lançamento contém 34236 alterações por aproximadamente 1140 contribuidores. Novos recurso e melhorias que estão introduzidas no GNOME 3.12 incluem:

Programas evoluiu

O novo aplicativo Programas do GNOME foi o primeiro introduzido seis meses atrás, na versão 3.10. Desde então, ele tem evoluído de uma forma séria. Performance tem melhorado em todos os sentidos, de forma que operações comuns como navegação, pesquisa e instalação estão rápidas e responsivas. A nova versão também inclui uma lista grande de novos recursos, includindo:

  • Capturas de tela de aplicativos, para tornar mais fácil decidir se você deseja instalá-las. A maioria dos aplicativos agora têm capturas de telas e novas capturas de tela estão sendo adicionadas todo dia.

  • Classificação automática de aplicativos indicam sua qualidade e ajudam você a selecionar os melhores.

  • A habilidade de instalar pacotes de programas adicionais, tais como aqueles que você baixou.

  • Pacotes contendo repositórios de programas podem ser instalados e você agora pode revisar e remover repositórios de terceiros que estão em uso.

Verificação e instalação de atualizações de programas também foram melhoradas para 3.12. Agora é possível escolher desligar seu computador após as atualizações terem sido instaladas e você também pode instalar atualizações pelo botão de desligar o sistema. Programas também indica quando a última verificação de atualizações foi feita e permite a você verificar atualizações manualmente.

Tudo novo no Vídeos

GNOME 3.12 inclui um aplicativo Vídeos reimaginado. Moderno no estilo, a nova versão permite que você navegue à procura de vídeos que estão no seu computador, assim como em canais de vídeo na internet. Canais que este lançamento inclui são Rai.tv, The Guardian Videos, Blip.tv e Apple Movie Trailers. Desenvolvedores podem facilmente adicionar seus próprios canais de vídeo e nós esperamos que a lista de canais cresça no futuro. Além disso, integração com o popular serviço Pocket fornece uma forma fácil de assistir vídeos que você tenha salvo para depois.

Vídeos também inclui um visão de reprodução redesenhada. Ela fornece uma experiência mais simplificada do que a versão anterior: controles de reprodução flutuante se ocultam quando você não precisa deles, de forma que nada fica no caminho da sua visualização e a visão de reprodução em tela cheia agora também tem um novo visual mais refinado.

Um novo visual para o gedit

O editor de texto gedit teve uma atualização maior para este lançamento. O novo visual incorpora todos os recursos dos gedit anteriores em uma interface mais compacta, o que resulta em mais espaço para seu trabalho. O uso de janelas sobrepostas para selecionar o formato do documento e a largura da aba é mais eficiente do que o uso anterior de diálogos e menus, e controles da barra lateral consolidados também fornece mais espaço para o conteúdo enquanto mantém a funcionalidade original.

Outras melhorias notáveis incluem novos atalhos para abertura da última aba fechada com Ctrl+Shift+T e alteração de escrita em maiúsculo, minúsculo, caixa alta, etc.

Arredondando as coisas

Para o 3.12, nós trabalhamos com nossos usuários para arredondar a experiência do GNOME 3. Uma ênfase em atender as funcionalidades requisitadas resultou em uma gama de alterações, incluindo a adição de conectividade cabeada à área de status do sistema e a criação de pastas de aplicativo configuráveis pelo usuário. Muitas da melhorias a experiência de atualizações de programas também vieram por meio de diálogo com usuários.

Este lançamento também inclui muitas pequenas alterações que resultam em uma experiência muito mais polida e de alta qualidade. Diálogos agora são exibidos no Panorama de atividades. O tema visual e ícones tiveram muitas pequenas atualizações, animações foram refinadas de forma a ficar mais sutis e informativas, e abas e muitos diálogos foram reestilizados para que tenham uma aparência consistente e mais bonita. 3.12 também contém uma gama de melhorias de performance, incluindo tempos de inicialização mais rápidos e menor uso de memória.

Suporte melhorado a telas de alta resolução

Suporte a telas de alta resolução foi introduzido pela primeira vez no 3.10. Isso forneceu suporte a telas de alta resolução para muita coisa no GNOME 3. Desde então, esse recurso foi estendido para incluir todos os aspectos chave da experiência central do GNOME 3, incluindo o Panorama de atividades, barra superior, tela de bloqueio e diálogos de sistema.

Criando suas próprias pastas de aplicativos

Pastas de aplicativos é uma nova forma de organizar seus aplicativos no GNOME 3. Eles tornam possível para você personalizar sua configuração e tornar mais fácil encontrar os aplicativos nos quais você está interessado. O GNOME 3 incluiu várias pastas de aplicativo automáticas no passado, que contém os itens Utilitários e Diversos. Com o 3.12, agora é possível criar suas próprias pastas no Panorama de atividades. Controles para isso podem ser encontrados no aplicativo Programas: basta ir na visão Instalados, selecionar alguns aplicativos e escolher qual pasta você deseja que eles pertençam.

Obtendo o GNOME 3.12

Os programas do GNOME são software livre: todo o nosso código está disponível para ser baixado e pode ser livremente modificado e redistribuído. Para instalá-lo, nós recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.12 muito em breve e algumas já possuem versões de desenvolvimento que incluem o novo lançamento do GNOME.

Sobre o GNOME

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional com suporte de uma fundação sem fins lucrativos. Nosso foco é na excelência da experiência do usuário, internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto a todos: se você deseja se juntar a nós, você pode!