Introdução ao GNOME 3.10

O projeto GNOME está orgulhoso em apresentar o GNOME 3.10. O lançamento chega seis meses após a versão 3.8, contendo 34786 alterações por aproximadamente 985 contribuidores. Contém novas características importantes bem como uma grande coleção de pequenos aperfeiçoamentos e ainda novos recursos para desenvolvedores de aplicativos.

Novos recursos no GNOME 3.10 incluem:

Wayland

O Wayland é a próxima geração de tecnologia para exibição e entrada no Linux. Ele promete oferecer gráficos mais suaves, com animações e transições melhoradas. A arquitetura moderna do Wayland irá fornecer uma maior flexibilidade para desenvolvedores e vai permitir aplicativos mais seguros em áreas locais de segurança. A versão 3.10 apresenta um suporte experimental ao Wayland, o que permite ao GNOME, bem como seus aplicativos, serem executados usando o Wayland. Este é um importante marco no caminho da adoção plena do Wayland e vai permitir que os desenvolvedores testem seus softwares com Wayland. Mais detalhes podem ser encontrados nas notas para desenvolvedores.

Estado integrado do sistema

O GNOME 3.10 apresenta uma nova e redesenhada área de status do sistema. Em versões anteriores, a área de status do sistema era composta por uma série de menus ao canto da barra superior. A nova área de status do sistema a substitui por um único menu. Isto permite que você veja rapidamente uma visão geral do status do seu dispositivo, também permite uma barra superior mais focada que exibe apenas as informações que merecem sua atenção. Além disso, esta versão proporciona uma interação mais fácil com o mouse, melhorias em privacidade, um novo controle deslizante de brilho da tela e um melhor modo de avião.

Barras de cabeçalho

Foi apresentado na versão 3.10 um novo elemento de interface: barras de cabeçalho. Estas mesclam, em uma único elemento, as barras de título e de ferramentas dos aplicativos. As barras de cabeçalho também permitem mais interfaces dinâmicas de aplicativos, ao controlar o ajuste da visão atual. Isto também garante que os botões de fechar janela estejam sempre presentes, independente da janela estar, ou não, maximizada.

Novos aplicativos

Continua no GNOME 3.10 a missão do GNOME de criar um novo conjunto de aplicativos principais. Há uma coleção completa de novos aplicativos nesta versão, incluindo os aplicativos: Músicas, Fotos, Notas, Softwares e Mapas. Para mais detalhes veja abaixo, assim como na seção em Aplicativos novos e atualizados.

Softwares

O GNOME 3.10 inclui um aplicativo recém-criado para localizar e instalar programas, chamado Softwares. Ele oferece uma área integrada para fazer todas as tarefas relacionadas a softwares, como navegação, instalação e remoção de aplicativos, bem como visualização e instalação de atualizações de softwares. Ele contém seções para aplicativos recomendados e uma interface fácil de usar para navegar entre os aplicativos disponíveis. Há muitos planos para o futuro em relação ao aplicativo Softwares, incluindo comentários e avaliações de aplicativos pelos usuários, além de exibir imagens de capturas de tela de aplicativos de seu interesse.

Localização geográfica

Um novo framework de localização geográfica foi criado para o GNOME 3.10. Este permite que sua localização seja determinada automaticamente usando várias fontes de dados, incluindo sua conexão com a internet e GPS. O novo framework está sendo usado em vários lugares: uma nova configuração de Fuso horário automático faz com que o relógio do seu dispositivo atualize quando você move para fusos horários diferentes e o aplicativo Relógios mostrará automaticamente um relógio para o seu fuso horário local. O GNOME 3.10 também apresenta um novo aplicativo de mapas, o qual pode detectar onde você está e mostra um mapa sobre a sua localização.

Obtendo o GNOME 3.10

Os programas do GNOME são software livre: todo o nosso código está disponível para ser baixado e pode ser livremente modificado e redistribuído. Para instalá-lo, nós recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.10 muito em breve e algumas já possuem versões de desenvolvimento que incluem o novo lançamento do GNOME.

Sobre o GNOME

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional suportada por uma fundação sem fins lucrativos. Nosso foco é na excelência da experiência do usuário, internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto a todos: se você deseja juntar-se a nós, você pode!