Processos típicos

Em uma sessão padrão do GNOME, os programas chamados daemons ou serviços são executados no sistema como processos em segundo plano. Você deve encontrar os seguintes daemons executando por padrão:

dbus-daemon

O dbus-daemon fornece um daemon de barramento de mensagens que os programas podem usar para trocar mensagens um com o outro. dbus-daemon é implementado com a biblioteca D-Bus que fornece comunicação um-para-um entre dois aplicativos.

Para mais informações, veja a página man de dbus-daemon.

gnome-keyring-daemon

Credenciais como nome de usuário e senha para vários programas e sites são armazenados de forma segura usando o gnome-keyring-daemon. Essa informação é escrita em um arquivo criptografado, chamado de arquivo “keyring” ou chaveiro, e salvada no diretório pessoal do usuário.

Para mais informações, veja a página man de gnome-keyring-daemon.

gnome-session

O programa gnome-session é responsável por executar o ambiente GNOME com a ajuda do gerenciador de telas, tal como GDM, LightDM, ou NODM. A sessão padrão para o usuário é definida durante a instalação do sistema pelo administrador do sistema. O gnome-session geralmente carrega a última sessão que funcionou com sucesso no sistema.

Para mais informações, veja a página man de gnome-session.

gnome-settings-daemon

O gnome-settings-daemon lida com as configurações de uma sessão GNOME e de todos os programas que são executados na sessão.

Para mais informações, veja a página man de gnome-settings-daemon.

gnome-shell

gnome-shell fornece a funcionalidade principal da interface de usuário para o GNOME, tal como lançar programas, navegar por diretórios, visualizar arquivos e por aí vai.

Para mais informações, veja a página man de gnome-shell.

pulseaudio

PulseAudio é um servidor de som para sistemas Linux, POSIX e Windows que permite que programas emitam áudio via o daemon do Pulseaudio.

Para mais informações, veja a página man de pulseaudio.

Dependendo da configuração do usuário, você também pode ver alguns dos seguintes, entre outros:

Processos adicionais

  • at-spi2-dbus-launcher

  • at-spi2-registryd

  • gnome-screensaver

  • gnome-shell-calendar-server

  • goa-daemon

  • gsd-printer

  • vários processos de fábrica do Evolution

  • vários processos GVFS