Iniciando
2.1 Iniciando o Vinagre
Você pode iniciar o Vinagre das seguintes formas:
- Menu
-
Selecione
. - Linha de comando
-
Execute o seguinte comando: vinagre
2.2 Iniciando o Vinagre da linha de comando
Você pode executar o Vinagre a partir da linha de comando e conectar a uma única máquina ou múltiplas máquinas. Para se conectar a uma máquina a partir da linha de comando, digite o seguinte comando, então pressione Enter:
vinagre nomedamaquina_ou_endereco_ip
Para obter mais informações sobre como executar o Vinagre a partir da linha de comando, veja a página do manual unix para o Vinagre, Vinagre(1).
2.3 A janela do Vinagre
A janela do Vinagre contém os seguintes elementos:
- Barra de menus
-
Os menus na barra de menus contém todos os comandos de que você necessita para trabalhar com conexões remotas no Vinagre.
- Barra de ferramentas
-
A barra de ferramentas contém um subconjunto dos comandos mais utilizados dentre os que você pode acessar pela barra de menu.
- Área de exibição
-
A área de exibição contém uma lista de abas com as máquinas conectadas e suas áreas de trabalho remotas.
- Barra de status
-
A barra de status exibe informações sobre a atividade atual do Vinagre e informações contextuais sobre os itens do menu.
- Painel lateral
-
O painel lateral contém uma lista de marcadores de conexões e (se disponível) uma lista de máquinas da rede descobertas automaticamente.
2.4 Algumas notas sobre o Vinagre
Como uma ferramenta que acessa outras máquinas, Vinagre se comporta diferentemente de outras aplicações do GNOME na sua instalação padrão.
Vinagre vem com os aceleradores de menu e atalhos de teclado desabilitados por padrão. Isto evita que as teclas sejam interceptadas pelo Vinagre quando você quiser enviar essas teclas para a máquina remota.
Por exemplo, o atalho de teclado para fechar uma aba é Ctrl+W, mas esta combinação será enviada para a máquina remota por padrão.
Se você quer alterar este comportamento, vá para as preferências do Vinagre em
.