Primeiros passos

As seguintes seções descrevem como iniciar o Terminal do GNOME.

2.1. Iniciando o Terminal do GNOME

Você pode iniciar o Terminal do GNOME das seguintes formas:

Menu de Aplicativos

Escolha Accessórios ▸ Terminal.

Linha de comando

Execute o seguinte comando: gnome-terminal

Você pode usar as opções de linha de comando para modificar a forma de executar o Terminal do GNOME. Para ver as opções de linha de comando, execute o seguinte comando: gnome-terminal --help

2.2. Quando você iniciar pela primeira vez o Terminal do GNOME

Quando você iniciar o Terminal do GNOME pela primeira vez, o aplicativo abrirá uma janela com um grupo de configurações padrão. O grupo de configurações padrão é chamado de Perfil Padrão. O nome do perfil aparece na barra de título da janela do Terminal GNOME.

Figure 1Exemplo de uma janela padrão do Terminal do GNOME

A janela do terminal exibe um prompt de comando onde você pode digitar comandos de UNIX. O prompt de comando pode ser um %, #, >, $, ou qualquer outro caractere especial. O cursor é posicionado no prompt de comando. Quando você digita um comando de UNIX e pressiona Enter, o computador executará o comando. Por padrão, o Terminal do GNOME usa o shell padrão especificado para o usuário que inicia o aplicativo.

O Terminal do GNOME também define as seguintes variáveis de ambiente:

TERM

Configurado como xterm por padrão.

COLORTERM

Configurado como gnome-terminal por padrão.

WINDOWID

Configurado como o identificador de janela do X11 por padrão.

2.3. Perfis do terminal

Você pode criar um novo perfil e aplicar o novo perfil ao terminal para modificar características como fonte, cor e efeitos, comportamento da rolagem, título da janela, e compatibilidade. Você também pode especificar um comando de execução automática quando você iniciar o Terminal do GNOME no perfil.

You define each terminal profile in the Profiles dialog, which you access from the Edit menu. You can define as many different profiles as you require. When you start a terminal, you can choose the profile that you want to use for the terminal. Alternatively, you can change the terminal profile while you use the terminal. To specify an initial profile for a terminal when you start the application from a command line, use the following command:

gnome-terminal --window-with-profile=profilename

O nome do perfil atual aparece na barra de título do Terminal do GNOME, a menos que você especifique um nome diferente para a barra de título no diálogo Editando perfil.

Veja a Section 3.2 ― Gerenciando perfis para informações sobre como definir e usar um novo perfil de terminal.

2.4. Trabalhando com múltiplos terminais

O Terminal do GNOME fornece um recurso que permite abrir vários terminais em uma mesma janela. Cada terminal abre em uma aba separada. Clique na aba apropriada para mostrar o terminal na janela. Cada terminal em uma aba é um subprocesso separado, portanto você pode usar cada terminal para diferentes tarefas. Você pode aplicar um perfil diferente em cada aba de terminal na janela.

A barra de título da janela do terminal mostra o nome do perfil atual ou o nome especificado pelo perfil atual. A Figure 2 mostra a janela do Terminal do GNOME com quatro abas. Nesse caso, cada uma das quatro abas tem um perfil diferente. O nome do perfil na aba ativa, Perfil 1, aparece na barra de título.

Figure 2Exemplo de uma janela de terminal com abas

Veja a Section 3.1 ― Abrindo e fechando terminais para mais informações sobre como abrir uma nova aba de terminal.