Preferências
Para configurar o Terminal do GNOME, escolha . Para configurar outro perfil que você tenha definido, escolha , selecione o perfil que você quer editar, e clique em .
O diálogo Editando Perfil contém as seguintes abas que você pode usar para configurar o Terminal do GNOME:
- 4.1 Geral
- 4.2 Título e comando
- 4.3 Cores
- 4.4 Efeitos
- 4.5 Rolagem
- 4.6 Compatibilidade
4.1 Geral
- Nome do perfil
-
Use essa caixa de texto para especificar o nome do perfil atual.
- Usar a fonte de largura fixa do sistema
-
Selecione esta opção para usar a fonte de largura fixa padrão que é especificada na aba Fonte da ferramenta de preferências Aparência.
- Fonte
-
Clique nesse botão para selecionar o tipo de fonte e tamanho de fonte para o terminal. Este botão só é habilitado se a opção Usar a fonte do sistema terminal não estiver selecionada.
- Permitir texto negrito
-
Selecione esta opção para habilitar o terminal a mostrar texto em negrito.
- Mostrar barra de menu por padrão em novas janelas
-
Selecione esta opção para mostrar a barra de menu em uma nova janela de terminal.
- Som do terminal
-
Selecione esta opção para habilitar o som do terminal.
- Caracteres que delimitam seleção por palavra:
-
Use esta caixa de texto para especificar caracteres ou grupos de caracteres que o Terminal do GNOME considera como delimitadores quando você seleciona por palavra. Veja a Seção 3.4 ― Trabalhando com o conteúdo das janelas do terminal para mais informações sobre como selecionar por palavra.
4.2 Título e comando
- Título inicial
-
Use esta caixa de texto para especificar o título inicial dos terminais que usam este perfil. Novos terminais que são iniciados do terminal atual terão o novo título inicial.
- Quando os comandos do terminal definir seu próprio título
-
Use essa lista suspensa para especificar como lidar com títulos definidos dinamicamente, ou seja, títulos de terminal definidos pelos comandos que forem executados no terminal.
- Executar comando como shell de sessão
-
Selecione esta opção para forçar o comando que está sendo executado dentro do terminal a executar como um shell de sessão. Se o comando não for de shell, esta configuração não terá efeito.
- Atualizar os registros de sessão quando o comando é iniciado
-
Selecione esta opção para inserir uma nova entrada nos registros de login quando um novo shell for aberto.
- Executar um comando personalizado em vez da shell padrão
-
Selecione esta opção para executar um comando específico, ao invés de um shell normal, no terminal. Especifique o comando personalizado na caixa de texto Comando personalizado.
- Quando o comando sai
-
Use esta lista suspensa para especificar qual ação efetuar após a saída do comando.
4.3 Cores
- Texto e fundo
-
Selecione a opção Usar cores do tema do sistema para usar as cores que são especificadas no tema GNOME que é selecionado na aba Tema da ferramenta de preferências Aparência.
Use a lista Esquemas embutidos para especificar as cores do texto e fundo para o terminal. O Terminal do GNOME aceita as seguintes combinações de fundo e texto:
-
Preto no amarelo claro
-
Preto no branco
-
Cinza no preto
-
Verde no preto
-
Branco no preto
-
Personalizado
Esta opção permite a você selecionar cores que não estão nos esquemas de cor selecionados.
As cores de fundo e texto mostrados podem variar dependendo do esquema de cores que você escolher. Por exemplo, se você escolher Branco no preto e o esquema embutido Console Linux, o aplicativo irá mostrar o texto e fundo como cinza claro no preto. A lista suspensa de Esquemas embutidos só estará habilitada se a opção Usar cores do tema do sistema não estiver selecionada.
Clique no botão Escolha a Cor do Texto do Terminal. Use a roda de cores ou os seletores numéricos para personalizar a cor que você quer usar como cor do texto, e depois clique em . O botão de só está habilitado se a opção Usar cores do tema do sistema não estiver selecionada.
para mostrar o diálogoClique no botão Escolha a Cor do Fundo do Terminal. Use a roda de cores ou as caixas de incremento/decremento para personalizar a cor que você quer usar como cor do texto, e depois clique em . O botão de só está habilitado se a opção Usar cores do tema do sistema não estiver selecionada.
para mostrar o diálogo -
- Paleta
-
A emulação de terminal só pode usar 16 cores ao mesmo tempo para desenhar texto. A paleta de cores especifica essas 16 cores. Aplicativos executados em terminal usam um número indexado para especificar a cor dessa palheta.
Use a lista suspensa Esquemas embutidos para escolher um esquema de cores embutido. A paleta de cores abaixo e o conteúdo da janela de terminal se atualizam para mostrar o esquema.
Use a Paleta de cores para personalizar as 16 cores padrão na paleta de personalização. Para personalizar uma cor, clique na cor para mostrar o diálogo Entrada da Paleta. Use a roda de cores ou as caixas de incremento/decremento para personalizar a cor, e então clique em .
4.4 Efeitos
- Fundo
-
Selecione o fundo para a janela do terminal. As opções são as seguintes:
-
Cor sólida
Selecione esta opção para usar a cor de fundo que está especificada na seção da aba Cores como a cor de fundo para o terminal.
-
Imagem de fundo
Selecione esta opção para usar um arquivo de imagem como fundo para o terminal. Use a caixa de combinação suspensa Arquivo de imagem para especificar a localização e o nome do arquivo de imagem. Alternativamente, clique em para procurar e selecionar um arquivo de imagem.
Selecione a opção Imagem de fundo desliza para permitir que a imagem deslize com o texto quando você rolar acima ou abaixo no terminal. Se você não selecionar esta opção, a imagem de fundo ficará fixa no fundo do terminal e somente o texto irá deslizar. Esta opção só será habilitada de você selecionar a opção Imagem de fundo.
-
Fundo transparente
Selecione esta opção para usar o fundo transparente para o terminal.
-
- Sombrear transparência ou imagem de fundo
-
Use esta barra deslizante para aumentar ou diminuir a transparência do terminal. Esta opção só é habilitada se você selecionar as opções Imagem de fundo ou Fundo transparente.
4.5 Rolagem
- Barra de rolagem
-
Use esta lista suspensa para especificar a posição da barra de rolagem na janela do terminal.
- Rolar para trás ... linhas
-
Use esta caixa de incremento/decremento para especificar o número de linhas que você pode rolar para trás usando a barra de rolagem. Por exemplo, se você especificar 100 você poderá rolar para trás as últimas 100 linhas mostradas no terminal.
- Rolar com nova saída
-
Selecione esta opção para permitir-lhe rolar a saída no terminal enquanto o terminal continua a exibir mais saídas de um comando.
- Rolar ao pressionar tecla
-
Selecione esta opção para permitir-lhe pressionar qualquer tecla no teclado para rolar para baixo a janela do terminal para o prompt de comando. Esta ação somente aplica-se caso você tenha rolado para cima a janela do terminal e queira voltar ao prompt de comando.
4.6 Compatibilidade
- A tecla Backspace gera
-
Use a lista para selecionar a função que você quer que a tecla Backspace realize.
- A tecla Delete gera
-
Use a lista suspensa para selecionar a função que você quer que a tecla Delete realize.
-
Clique neste botão para restaurar as opções de seção da aba Compatibilidade para as configurações padrão.