Novidades para desenvolvedores
As seguintes mudanças são importantes para desenvolvedores que usam a plataforma de desenvolvimento GNOME 2.26. Se você não estiver interessado em mudanças para desenvolvedores, pode pular para a Seção 5 ― Internacionalização.
Assim como o ambiente GNOME, o GNOME 2.26 é o lançamento mais recente da plataforma de desenvolvimento do GNOME, um conjunto de bibliotecas com API e ABI estáveis, disponíveis sob a licença GNU LGPL, e que podem ser usadas para o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma.
A partir do GNOME 3.0, várias partes obsoletas do GNOME serão removidas. Esses componentes obsoletos incluem bibliotecas específicas do GNOME, como libgnome, libgnomeui, libgnomeprint, libgnomeprintui, libglade e libgnomevfs. Para aplicativos que fazem parte do ambiente de trabalho do GNOME, um certo número de tarefas de limpeza foram efetuadas para certificar-se de que nenhum código obsoleto fosse usado. Isto garantirá uma suave transição para o GNOME 3.0.
Os desenvolvedores são fortemente encorajados a também seguir esse exemplo em seus próprios aplicativos. Além disso, para qualquer desenvolvedor (ou potenciais desenvolvedores) que desejem nos ajudar, a página wiki Metas do GNOME lista várias tarefas que ainda precisam ser completadas.
- 4.1 GTK+ 2.16
- 4.2 Acesso às APIs de gravação de disco
- 4.3 Acesso às APIs do Evince
- 4.4 Anjuta
4.1 GTK+ 2.16
GTK+ 2.16 é o lançamento mais recente do toolkit GTK+, que é o coração do GNOME. GTK+ 2.16 inclui alguns recursos novos para desenvolvedores, assim como um extensiva correção de erros e uma reorganização do código para o GTK+ 3.0 que se aproxima.
Agora os widgets GtkEntry podem exibir ícones na frente ou atrás da entrada do widget (dependendo da direção do texto nas configurações de idioma). Estes ícones são opcionalmente pré-iluminados e clicáveis.
Agora widgets GtkEntry também podem ser usados para exibir uma barra de progresso.
Uma nova interface, GtkActivatable, foi adicionada para widgets que possam ser conectados a um GtkAction.
4.2 Acesso às APIs de gravação de disco
A libbrasero-media fornece uma API para acesso à infraestrutura de gravação de disco no GNOME. Um exemplo de seu uso pode ser encontrado no reprodutor de mídia do GNOME, o qual inclui um plug-in para gravação de DVDs e VCDs de um vídeo.
4.3 Acesso às APIs do Evince
Uma nova biblioteca, libevview, foi criada para fornecer o widget EvView usado no Evince. Isso permite que outros aplicativos incorporem o componente de visualização do Evince.
A libevdocument é uma biblioteca que possibilita a desenvolvedores independentes desenvolver backends de documentos para uso com o Evince sem ter que adicioná-los à árvore de código-fonte do Evince.
Ambas bibliotecas já têm suas "bindings" para Python incluídas no gnome-python-desktop.
4.4 Anjuta
O ambiente de desenvolvimento integrado Anjuta ganhou algumas melhorias no GNOME 2.26. A mais importante é a reescrita total do motor de gerenciamento de símbolos, o que, junto com o novo sistema de marcadores, permite uma navegação muito mais rápida pelo código. Agora é possível detectar automaticamente qualquer biblioteca com o pkg-config para completamento de código e dicas de funções ("calltips").
Além do mais, a integração dos sistemas de controle de versão e o manipulador de interface Glade avançaram um grande passo a frente. A árvore de arquivos agora mostra ícones de status para todos os arquivos nos projetos usando os sistemas de controle de versão Subversion ou Git. Agora há suporte à criação automática de callbacks no Glade e aos arquivos GtkBuilder.
Para melhor suporte a plataforma GNOME Mobile, foi adicionada depuração remota usando o gdbserver e suporte ao Scratchbox (versão 2).