Novidades para usuários
O foco do GNOME nos usuários e na usabilidade continua na versão 2.26, com suas centenas de erros corrigidos e melhorias implementadas. O alto número de aprimoramentos torna impossível listarmos aqui cada alteração ou melhoria realizada, mas esperamos destacar algumas das características mais excitantes e visíveis desta versão do GNOME.
- 2.1 Novo aplicativo de gravação de disco
- 2.2 Compartilhamento de arquivos simplificado
- 2.3 Evolution evolui sua migração do Windows
- 2.4 Aprimoramentos do reprodutor de mídia
- 2.5 Controle de volume integrado com o PulseAudio
- 2.6 Suporte a múltiplos monitores e projetores
- 2.7 Comunicação quase telepática
- 2.8 Barra de endereços do Epiphany
- 2.9 Leitor de impressão digital integrado
- 2.10 Mas espere, tem muito mais...
2.1 Novo aplicativo de gravação de disco
Apesar das versões anteriores do GNOME já terem uma maneira fácil de gravar CDs e DVDs, no GNOME 2.26 isso foi expandido para um aplicativo completo dedicado à criação de discos: Brasero.
O Brasero traz novos recursos ausentes no antigo gravador de CD, como gravação de CD de áudio com visualização de faixas de áudio, divisão de faixas e normalização de volume; suporte total a multisessões; verificações de integridade; um editor de capas; e suporte a vários backends de gravação.
Pessoas que gostavam da maneira de gravar CDs não têm que reaprender seus hábitos; as interfaces existentes ainda estão disponíveis. No menu
ainda é exibida uma pasta para onde você pode arrastar arquivos. Imagens de CD (ISO) podem ainda ser gravadas diretamente do gerenciador de arquivos apenas clicando com o botão direito nelas.O Brasero permite que outros aplicativos do GNOME adicionem recursos de gravação. Por exemplo, o reprodutor de mídia agora permite que você grave em (S)VCD ou DVD o filme ao qual você estiver assistindo.
2.2 Compartilhamento de arquivos simplificado
O GNOME 2.26 trouxe um novo plug-in para o gerenciador de arquivos, ativando o compartilhamento pessoal de arquivo simples através de WebDAV, HTTP e Bluetooth.
2.3 Evolution evolui sua migração do Windows
A suíte de e-mail e groupware do GNOME, Evolution, ganhou dois importantes recursos para ajudar os usuários que estão migrando do Microsoft Windows para o GNOME.
O primeiro é a habilidade de importar pastas pessoais do Microsoft Outlook (arquivos PST) diretamente no Evolution. Há suporte a e-mail, contatos, compromissos, tarefas e entradas de registro. Anteriormente os arquivos tinham que ser importados por meio de utilitários de terceiros, como o Thunderbird no Windows.
O segundo é o suporte ao protocolo MAPI do Microsoft Exchange. Este é o protocolo que o Microsoft Outlook usa para se comunicar com o Exchange. Anteriormente o Evolution tinha suporte apenas ao protocolo SOAP, que não estava disponível em todos os servidores do Exchange. Esse suporte melhora a integração do Evolution com os servidores Exchange.
2.4 Aprimoramentos do reprodutor de mídia
O reprodutor de mídia do GNOME continua a ser melhorado com diversos novos recursos.
Muitos reprodutores de mídia agora oferecem a opção de compartilhar o conteúdo armazenado por meio dos protocolos UPnP ou DLNA. Com o novo cliente DLNA/UPnP Coherence, agora é possível navegar e reproduzir este conteúdo dentro do reprodutor de mídia do GNOME.
Ainda que o reprodutor de mídia do GNOME já fosse capaz de exibir legendas para um filme, você tinha que ter a legenda disponível. No GNOME 2.26, esta restrição se foi. Usando a nova ferramenta de download de legendas, o reprodutor de mídia localizará automaticamente as legendas para você.
2.5 Controle de volume integrado com o PulseAudio
O PulseAudio é um novo framework de roteamento e mixagem de entrada e saída de áudio que está sendo adotado por muitas plataformas livres. Ele tem suporte a recursos como volume por aplicativo e plug-and-play dinâmico e reconfiguração de roteamento de dispositivos de som (ex: placas de som USB).
O GNOME 2.26 pode tirar vantagem destes recursos, com seu novo controle de volume e a nova ferramenta preferências de som.
A ferramenta preferências de som integra a escolha de dispositivos de som, volumes de aplicativos, volume de alertas e tema de alerta em um lugar.
Para aqueles sem PulseAudio, o velho mixer (GStreamer) ainda estará disponível e ainda foi melhorado com uma nova aba tema de som para equivaler com a nova interface.
2.6 Suporte a múltiplos monitores e projetores
A ferramente configurações de exibição agora exibe melhor quais monitores ou projetores estão conectados, e torna ainda mais fácil configurar seus monitores em várias configurações.
A ferramenta configurações de exibição também está mais confiável, mesmo com drivers gráficos menos robustos; agora ela apresenta um diálogo de confirmação depois de modificar sua configuração. Se o seu sistema travar ao alterar as configurações do monitor, as configurações anteriores, que já funcionavam, serão restauradas.
2.7 Comunicação quase telepática
O aplicativo de mensagens instantâneas Empathy, que usa o framework de comunicações Telepathy, deu outro passo à frente com recursos que incluem transferência de arquivos (atualmente Jabber e link-local XMPP), suporte a convites a salas de conversa, temas de som e notificações, e uma experiência VoIP melhorada.
Com o suporte aos codecs livres Theora e Speex, agora é possível fazer ligações de VoIP através do Jingle para aplicativos que também tenham suporte aos codecs.
Também foi adicionado suporte a temas de som e a notificações.
2.8 Barra de endereços do Epiphany
O navegador web do GNOME, Epiphany, ganhou uma excitante barra de endereços nova, semelhante à "Barra Sensacional" popularizada pelo Firefox 3.0.
2.9 Leitor de impressão digital integrado
O GNOME 2.26 agora integra com o serviço de impressão digital fprintd para permitir que usuários registrem impressões digitais para uso na autenticação.
Se um sistema for configurado para permitir autenticação por impressão digital, usuários podem registrar suas impressões digitais por meio do menu do painel
.2.10 Mas espere, tem muito mais...
Além das grandes alterações, existem ainda várias adições pequenas e refinamentos que acontecem em todos lançamentos do GNOME.
- O gerenciador de arquivos agora pode agora pedir ao PackageKit que instale suporte a um arquivo que você queira abrir.
- Um modificador do teclado (normalmente o Alt) é agora necessário para arrastar painéis pela tela (o mesmo modificador do teclado usado para arrastar no meio da janelas).
- Os campos de entrada de senha agora avisarão se você estiver com a sua tecla Caps Lock habilitada.
- Agora a alteração do tipo de método de entrada pelo menu de contexto em um campo de entrada de texto só tem efeito sobre aquele campo, em vez de afetar todo o aplicativo. (Isso não o impede de definir seu gerenciador de entrada padrão ou sua disposição de teclado.)
- Métodos de entrada funcionam agora em campos de entrada de senha.
- O Deskbar agora tem suporte a plug-ins OpenSearch.
- Novos efeitos visuais, como painéis deslizantes para dentro e para fora ao iniciar e encerrar a sessão, e transição gradual do plano de fundo da área de trabalho.