O que há de novo em acessibilidade

4.1 Melhorias na leitura e ampliação de tela

Orca, a tecnologia do GNOME para leitura de tela, contém muitas melhorias excitantes na versão 2.22. Graças a uma colaboração mais integrada com a Mozilla temos uma excelente acessibilidade no Firefox 3. Uma novidade no Orca é o suporte a ARIA ("Accessible Rich Internet Applications") e Regiões Dinâmicas ("Live Regions"). Isto permite uma acessibilidade muito mais rica com as aplicações web dinâmicas de hoje em dia.

No GNOME 2.22 o Orca também agregou suporte ao Braille contraído nível 2. Muito trabalho foi feito para melhorar sua qualidade e estabilidade.

O ampliador de telas foi melhorado e pode usar recursos como a composição no X para permitir uma rolagem suave e rolagem em tela cheia, nas máquinas com suporte à composição. O suporte a filtros para daltônicos também foi melhorado.

4.2 Nova acessibilidade do mouse

O GNOME 2.22 inclui um conjunto de melhorias especiais de acessibilidade no que se refere ao controle do mouse. Por exemplo:

  • Habilidade de capturar o cursor dentro de uma região da tela;
  • Habilidade de abrir o menu de contexto com somente um botão do mouse; e
  • Habilidade de executar vários tipos de cliques (clique simples, clique duplo, clique de contexto e arraste) sem usar o botão do mouse (também chamada de clique de permanência ou "dwelling").
Figura 7 ‒ Opções de acessibilidade do mouse.