Melhorias de usabilidade
Uma das maiores prioridades do GNOME é a facilidade de uso, e seus colaboradores continuam a garantir que o GNOME siga os mais altos padrões de usabilidade de software. O GNOME 2.16 inclui atualizações que simplificam a mudança de permissões de arquivo, o envio de relatórios de erro, o uso do miniaplicativo Deskbar, e a criação de lançadores de aplicações.
3.1 Alterar permissões de arquivos confortavelmente
Às vezes é necessário mudar as permissões de todos os arquivos dentro de uma pasta. O Gerenciador de Arquivos Nautilus agora dá suporte a isso por meio de um clique do botão direito na pasta com a seleção de
.
O GNOME 2.16 também introduz controle fino das permissões de arquivo, com suporte a listas de controle de acesso e atributos SELinux (Security-enhanced Linux).
3.2 Envio simplificado de relatórios de erro
Para garantir que os defeitos do GNOME sejam resolvidos rapidamente, os desenvolvedores dependem de relatórios de erros fornecidos pelos usuários. Para simplificar o processo de preenchimento dos relatórios de erro, a Ferramenta de Relatório de Erros agora é lançada automaticamente quando uma aplicação do GNOME trava. Para ajudar os usuários a economizar tempo, a nova versão faz menos perguntas e exibe tudo em uma única janela.

3.3 Melhorias no Deskbar
Deskbar, um poderoso utilitário para pesquisa de arquivos e da web, agora está ainda mais rápido e ocupando menos espaço na tela. Pressionar Alt+F3 (ou clicar em seu ícone) permite que você digite diretamente termos de busca — suas mãos podem permanecer no teclado o tempo todo.

3.4 Pronto para decolar
Lançadores são uma maneira flexível de iniciar uma determinada aplicação, de executar um comando, ou de abrir uma determinada pasta ou página da web. O GNOME 2.16 agiliza a criação de lançadores personalizados através de uma janela de diálogo renovada e fácil de se usar.
